Terça-feira, Outubro 14, 2025

Homenagem ao educador Paiva Netto pela passagem do Dia do Professor

Mais Falados

Guia Comercial

Rafael Arcuri
Rafael Arcuri
Rafael é o fundador e responsável pelo Jornal Fala São João, presente desde sua criação em 2012. Com uma atuação destacada no jornalismo, Rafael já publicou mais de 6.000 artigos, cobrindo uma ampla gama de assuntos, como notícias de última hora, ocorrências policiais e análises políticas, sempre comprometido em informar e conectar a comunidade de São João da Boa Vista e região.

Educação com Espiritualidade Ecumênica: o legado de Paiva Netto à humanidade

Neste Dia do Professor, celebramos a trajetória do educador que fez da Boa Vontade sua principal lição e que viu na Educação, o caminho transformador para um mundo melhor. Deixou exemplos de dedicação, sabedoria e Amor à humanidade. Professor de ideias e de atitudes e, mais do que um dirigente e pensador, foi  líder por excelência, que soube ensinar com o coração e inspirar por meio de suas obras. 

Paiva Netto

Ao longo de sua notável existência, o jornalista, escritor, compositor, educador e presidente da Legião da Boa Vontade (LBV), José de Paiva Netto — que faleceu em 7 de outubro de 2025 — deixou um legado de sabedoria e Amor à humanidade. Reconhecido por sua contribuição à Educação e ao desenvolvimento de cidadãos pautados não apenas na intelectualidade, mas em valores éticos, ecumênicos e espirituais, Paiva Netto foi um visionário que compreendeu a Educação como o caminho mais seguro para transformar o mundo, ao entender que era preciso uma visão além do intelecto, ou seja, que a escola pode aplicar seus conteúdos curriculares unindo raciocínio e coração, razão e sentimento, Ciência e Espiritualidade.

Desde muito jovem, demonstrou grande sensibilidade para as questões sociais e educacionais, convicto de que a verdadeira mudança começa pela transformação do indivíduo. Sob sua forte liderança, a LBV consolidou-se como um dos maiores movimentos humanitários do planeta, tornando-a referência em Educação, Assistência Social e Comunicação Social e Educativa, beneficiando e impactando diariamente milhares de pessoas e famílias em todo o Brasil.

Em suas teses, obras e conferências, Paiva Netto afirma que “Educar é transformar. Reeducar — sob os auspícios da Paz, do Amor e da Justiça, bafejada pela Bondade — é sublimar o caráter”. Essa compreensão profunda do ato de educar o levou a propor uma Educação que fosse além da aprendizagem de conteúdos da matriz curricular: uma Educação integral, que forma consciências livres, solidárias e comprometidas com o bem comum.

Educar com Espiritualidade Ecumênica

Com sua visão inovadora, escreveu uma linha pedagógica pioneira, que integra  Educação e Espiritualidade Ecumênica, que tem norteado as ações educacionais e sociais da Legião da Boa Vontade. Dessa inspiração nasceram a Pedagogia do Afeto (para crianças de até 10 anos) e a Pedagogia do Cidadão Ecumênico (a partir dos 11 anos), nomenclaturas de sua proposta, que unem cérebro e coração, conforme os conceitos que delineou, e respeitam os sentimentos dos indivíduos para além de promover  formação intelectual de excelência, portando, voltada ao Ser integral — contemplando o indivíduo em seus aspectos físico, psicológico, espiritual e social. Nessa linha pedagógica, aplicada em todas as unidades educacionais, socioassistenciais e humanitárias da LBV, educadores, alunos e atendidos caminham juntos na construção do conhecimento que os prepare para a continuidade acadêmica e que fortaleça os laços de respeito, empatia e Solidariedade em seus convívios na sociedade.

Para operacionalizar os conceitos dessa visão inovadora de Paiva Netto, professores da Entidade desenvolveram sua própria metodologia para construção dos planos de aula de todas as disciplinas e na faixa etária do Berçário ao Ensino Médio, o Método de Aprendizagem por Pesquisa Racional, Emocional e Intuitiva (MAPREI-LBV), que entende que a busca pelo conhecimento parte de um indivíduo, é compartilhada no grupo e, assim, é internalizada e os conteúdos são apreendidos. O método estimula o protagonismo dos estudantes nos diversos contextos pedagógicos e respeita os diferentes canais de aprendizagem. Estruturado em seis etapas — da mobilização do interesse à internalização do conhecimento — o MAPREI-LBV promove o aprendizado contínuo e o aprimoramento cognitivo, emocional e social dos educandos.

Com essa ferramenta pedagógica inovadora, educandos das escolas da LBV e também os atendidos em seus serviços e programas nos Centros Comunitários de Assistência Social (no período inverso ao escolar) são estimulados a reconhecer e aprimorar seus valores e talentos. Como resultado, os ambientes da Instituição são livres de violência e as unidades educacionais apresentam taxa zero de evasão escolar, reforçando nosso compromisso com uma educação inclusiva e humanizadora.

Reconhecimento e legado

Sob a administração de Paiva Netto, a LBV conquistou reconhecimento nacional e internacional, sendo uma das instituições brasileiras com status consultivo geral junto ao Conselho Econômico e Social das Nações Unidas (ECOSOC/ONU) — distinção que reflete o impacto global de suas ações educacionais, socioassistenciais e humanitárias.

Além de sua atuação institucional, Paiva Netto foi autor de dezenas de livros, traduzidos para diversos idiomas, nos quais compartilhou reflexões sobre a Educação, a Espiritualidade Ecumênica e a construção da Paz. Em 2000, criou o Fórum Mundial Espírito e Ciência, da LBV, considerado um dos maiores movimentos do gênero, ao promover o diálogo entre o conhecimento científico e as diversas tradições religiosas, em prol de novos paradigmas do pensamento humano.

Membro efetivo da Associação Brasileira de Imprensa (ABI), filiado à Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) e à União Brasileira de Compositores (UBC), Paiva Netto recebeu inúmeras homenagens ao longo da vida, entre elas a Medalha do 1º Centenário da Academia Brasileira de Letras (ABL), o título de Comendador da Ordem do Rio Branco, concedido pelo Itamaraty, o Grau de Comendador da Ordem do Mérito Aeronáutico e a Medalha do Pacificador, outorgada pelo Ministério do Exército.

Um educador para todos os tempos

Nesta justa homenagem, reconhecemos em Paiva Netto  um pioneiro da Educação com Espiritualidade Ecumênica, cuja vida e obra inspiraram e continuará a inspirar educadores, pensadores, famílias e comunidades a acreditar que “Só o Amor constrói”. Seu legado permanece vivo em suas escolas de educação básica e técnica profissionalizante, nos abrigos para pessoas idosas, nos Centros Comunitários de Assistência Social, no Centro de Assistência Humanitária e em todas as ações da Legião da Boa Vontade, como uma semente de Luz que continuará  florescendo nos corações de todos aqueles que creem na Educação como potente instrumento de transformação social pelo desenvolvimento que promove e no impacto da capacidade do ser humano de fazer o bem, de forma consciente, solidária e fraterna.

As teses de Paiva Netto, constam de seu blog: paivanetto.com

Artigo anterior
- Advertisement -
- Advertisement -

Últimas Notícias

Mulher é presa por maus-tratos após resgate de 15 cães em situação de abandono em São João da Boa Vista

Uma mulher foi presa por maus-tratos a animais nesta segunda-feira (6), após a Polícia Militar resgatar 15 cães que...
- Advertisement -

Artigos Relacionados

- Advertisement -