Domingo, Novembro 24, 2024

Valores devolvidos pela Santa Casa à Prefeitura de São João somam mais de 13,6 milhões

Mais Falados

Guia Comercial

Rafael Arcuri
Rafael Arcuri
Rafael é o fundador e responsável pelo Jornal Fala São João, presente desde sua criação em 2012. Com uma atuação destacada no jornalismo, Rafael já publicou mais de 6.000 artigos, cobrindo uma ampla gama de assuntos, como notícias de última hora, ocorrências policiais e análises políticas, sempre comprometido em informar e conectar a comunidade de São João da Boa Vista e região.

Maior parte do dinheiro envolve o fim do contrato entre hospital e administração municipal na gestão da saúde pública da cidade, após quase cinco anos

Convênios firmados entre Santa Casa de Misericórdia Dona Carolina Malheiros e Prefeitura de São João da Boa Vista foram encerrados e a Mesa Diretora do hospital (Adm. 2020/2023) se mobilizou para devolver mais de R$ 13,6 milhões aos cofres públicos municipais.

ASSISTA AO VÍDEO 

Em abril, no dia 29, foram devolvidos R$ 5.037.817,03. Esse valor era o saldo residual do convênio nº 003/2020, que chegou ao hospital por meio de recursos federais, estaduais e municipais para manter o aparato de combate à Covid-19 dentro do hospital (Enfermaria, UTI/Covid, contratação de médicos, profissionais de enfermagem e aquisição de insumos). 

Outra quantia significativa devolvida aos cofres municipais ocorreu no dia 30 de maio envolvendo o convênio nº 002/2020 (Covid Filial). O contrato objetivava manter o Centro de Atendimento para o Enfrentamento à Covid-19, que, na fase crítica da doença, teve o funcionamento ao lado da UPA e, posteriormente, foi transferido para a Unidade de Saúde do Jardim São Paulo.

Tendo uma gestão rigorosa com o uso de recursos públicos, a Santa Casa devolveu mais de R$ 1.531.271,12. “A direção sempre orienta a ser feita uma boa gestão dos recursos de formas clara e objetiva”, explica o coordenador do Setor de Contabilidade, Matheus Passoni Moreira.

Com o término do convênio nº 005/2018, após quase 5 anos de gestão da saúde do município, a Santa Casa devolveu para a Prefeitura, no dia 2 de junho, a quantia de R$ 7.068.762,21, referente ao valor residual.

Durante o período, o hospital administrou a UPA, 13 Unidades de Saúde, Centros de Atenção Psicossociais (CAPSs), Centro de Especialidades e Centro de Especialidades Odontológicas (CEO).

Além dessas devoluções, ainda ficaram retidos R$ 3 milhões como provisão para ajustes finais, tais como verbas trabalhistas, impostos e outras despesas provenientes do contrato.

“Em janeiro de 2021, nos primeiros dias de mandato da prefeita Teresinha, eu estive reunido com ela e pedi encarecidamente que a Prefeitura fizesse a substituição da gestão do serviço público de saúde por uma empresa especializada, pensando no bem estar da população e eficiência do serviço”, explica o provedor Marcio Franciolli.

Diante da solicitação feita pela direção da Santa Casa, o Poder Executivo Municipal providenciou os trâmites para que a substituição do serviço de saúde fosse realizada. 

“A prefeita Teresinha entendeu o meu pedido e logo em seguida iniciou o processo licitatório, que foi vencido pela empresa Instituto Dra. Rita Lobato, que hoje é uma Organização Social (O.S.) com a responsabilidade de gerir esse importante serviço de saúde pública”, conclui Franciolli.Acompanhe outras informações acessando o site santacasasaojoao.com.br, Instagram (santacasasaojoao) e facebook (santacasacarolinamalheiros). 

- Advertisement -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisement -

Últimas Notícias

Descubra Como a Polícia Ambiental Salvou 37 Aves Silvestres em São João da Boa Vista

Operação Piracema e Impacto resgata aves raras e aplica multa de $23 mil A Polícia Militar Ambiental realizou uma operação...
- Advertisement -

Artigos Relacionados

- Advertisement -