O Reitor da UNIFAE, Prof. Dr. Marco Aurélio Ferreira, e o professor dos cursos de Comunicação Social, Marcelo Gonçalves, estiveram no Rio de Janeiro, nesta sexta-feira (26), participando do VIII Fórum Nacional de Reitores e Dirigentes das Universidades Parceiras do Canal Futura, em evento organizado pela Fundação Roberto Marinho.
“Estamos aqui discutindo educação para promover a transformação social no Brasil. E, atualmente, a UNIFAE goza de uma credibilidade ímpar no meio acadêmico e de comunicação em nosso país. A participação da Instituição num evento grandioso como esse é fruto do trabalho da nossa equipe”, destaca o reitor.
O evento foi um marco na retomada das atividades presenciais da emissora, além de comemorar os 25 do canal. O objetivo foi o de realizar uma escuta com os dirigentes universitários e colher sugestões sobre como a televisão e as demais telas podem fomentar debates acerca da educação e de outros diferentes assuntos de utilidade pública, além de suscitar projetos de interesse comum entre as universidades parceiras e o Canal Futura.
Além de professor da UNIFAE, Marcelo Gonçalves também é diretor técnico da ABTU – Associação Brasileira de Televisão Universitária. “A UNIFAE estar presente em um evento como esse reforça o nosso papel com a educação, mas principalmente como instituição pública de ensino em fazer a diferença na sociedade. Juntamente com a diretoria da ABTU, também estou representando as TVs universitárias brasileiras nesse debate sobre os contextos do papel da comunicação na educação do Brasil”, reforça.
SOBRE O FÓRUM – Mais de 60 reitores e representantes de universidades públicas, privadas e comunitárias de todo o país estiveram no VIII Fórum Nacional de Reitores e Dirigentes, no Rio de Janeiro.
Com o tema “Os desafios das universidades nos novos contextos da comunicação e da educação no Brasil”, as instituições de ensino parceiras do Canal Futura e da Fundação Roberto Marinho participaram de painéis e debates que buscaram construir pautas em comum para o ensino superior nos próximos anos, numa abordagem conjunta e colaborativa.
O evento foi realizado na sede da Fundação Roberto Marinho/Editora Globo, com o objetivo de abrir espaço para reitores e dirigentes debaterem temas como investimentos em educação e ciência, pesquisa e inovação, acesso às universidades e diálogo com a sociedade.
“O Fórum é um momento de renovação e fortalecimento de laços para os próximos anos. São instituições que cooperam com o pensamento crítico e construtivo da educação no Brasil e encontram, nesse fórum, um espaço para expor ideias, trocar experiências e pensar no futuro que queremos”, diz João Alegria, secretário-geral da Fundação Roberto Marinho.
Este ano, o Canal Futura completa 22 anos de parceria com universidades e TVs educativas, mobilizando hoje uma rede de 83 universidades e TVs de diferentes localidades em todas as regiões do país.
UNIFAE, patrimônio de São João da Boa Vista e região.