O escritor Luiz Cláudio Campos escreveu a continuação da história baseada nas mutações do Sars-Cov-2, vírus da Covid-19.
Após a repercussão positiva do livro infantil “De onde vem o coronavírus?”, o escritor e ilustrador Luiz Cláudio Campos, estudante de Análise e Desenvolvimento de Sistemas da Unifeob, também formado em Marketing pela instituição, lançou em abril, de forma independente, a sequência “Pandemimos: a invasão do vírus do bem”. Na primeira história é explicada de forma lúdica como surgiu o coronavírus, suas consequências e como ele pode ser vencido – com a criação de uma vacina ou remédio. “Neste segundo, além da vacina, temos a evolução: eles se transformaram em vírus do bem, os pandemimos”, revela Luiz.
Como as crianças estão expostas há muito tempo a notícias e informações ruins sobre a pandemia, o autor busca desconstruir a imagem possivelmente traumática ao criar personagens simpáticos com características positivas. “Cada pandemimo é ligado a bons valores: o verde é relacionado ao meio ambiente, à saúde e ao bem-estar; o amarelo, à criatividade, à prosperidade, ao trabalho e à energia; o rosa, à caridade, à empatia, e ao cuidado das pessoas umas com as outras; e o azul, à alegria, ao entusiasmo, à vontade de viver e fazer coisas boas”, conta.
“Se os pais não dão importância a consumir esse tipo de produto, a criança sofre com as consequências disso no futuro”, diz o escritor e ilustrador Luiz Cláudio Campos.
Produção independente
A elaboração da obra é um projeto pessoal e Luiz afirma ter buscado disponibilizar um material de alta categoria, mesmo com pouco capital. “Roteiro, parte gráfica, ilustração, tudo foi feito por mim de forma independente, com recursos próprios. O design ficou bem elaborado na parte de cores e efeitos. São 16 páginas coloridas em papel couché, com maior gramatura, para ter bastante qualidade”.
Agora o escritor pretende promover, junto a órgãos públicos de Educação e escolas, a inclusão dos livros como componentes de projetos pedagógicos nos tópicos relacionados à Covid-19. Ele ressalta a importância de incentivar o hábito da leitura desde cedo. “Se os pais não dão importância a consumir esse tipo de produto, a criança sofre com as consequências disso no futuro”, alerta.
Para adquirir o livro “Pandemimos: a invasão do vírus do bem” ou a história pregressa “De onde vem o coronavírus?”, basta entrar em contato com o autor Luiz Cláudio por e-mail: lclaudiocampos@gmail.com ou WhatsApp: (19) 991 238 277. O kit mais recente inclui o livro, duas figurinhas e um marcador de texto.