Sábado, Abril 13, 2024

São João da Boa Vista se une ao Programa Alfabetiza Juntos SP: Diretora de Educação posa para foto com o Governador

Mais Falados

Guia Comercial

Rafael Arcuri
Rafael Arcuri
Rafael trabalha na redação do Fala São João desde sua fundação em 2012. Nos anos seguintes, ele liderou o setor de marketing da empresa e publicou mais de 4.000 artigos — um mix de notícias de última hora, notícias policiais, notícias políticas e muito mais.

A Prefeitura de São João da Boa Vista decidiu integrar-se ao Programa Alfabetiza Juntos SP, uma iniciativa que visa unir os 645 municípios e as 91 diretorias de ensino da rede estadual com o propósito de alcançar a alfabetização de crianças até os sete anos de idade. O anúncio foi feito pelo governador Tarcísio de Freitas durante uma cerimônia realizada na terça-feira (20) na Sala São Paulo, na capital paulista. Na ocasião, a prefeita Maria Teresinha de Jesus Pedroza foi representada pela diretora de Educação, Eloisa Matielo Ribeiro.

A cerimônia contou com a presença da primeira-dama do Estado e presidente do Fundo Social de São Paulo, Cristiane Freitas, do secretário estadual da Educação, Renato Feder, do presidente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), André do Prado, deputados, prefeitos, vereadores, dirigentes federais, estaduais e municipais de ensino, bem como representantes da comunidade escolar. Nesse contexto, São João aderiu ao programa e assumiu o compromisso de alcançar a meta de alfabetização na idade adequada.

META

O objetivo do Alfabetiza Juntos SP é ter 90% das crianças proficientes em leitura até 2026. O Governo do Estado irá fornecer material didático aos municípios, oferecer formação aos professores e ampliar a aplicação da Avaliação de Fluência Leitora pela Secretaria da Educação. Até dezembro de 2023, 64% das crianças matriculadas na rede estadual e em 600 municípios participantes foram consideradas leitoras iniciantes ou fluentes.

COMO FUNCIONARÁ

A adesão dos municípios ao Alfabetiza Juntos SP será feita por meio de cadastro no Plano de Ações Integradas do Estado de São Paulo (Painsp). Em um regime de colaboração entre Estado e prefeituras, a Secretaria da Educação será responsável por:

  • Oferecer formação continuada para professores alfabetizadores, gestores escolares e equipes regionais, em paralelo ao início das parcerias estabelecidas nesta terça-feira. Essa capacitação será conduzida em encontros online e presenciais, com a formação sendo desenvolvida pela Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação do Estado de São Paulo (Efape);
  • Avaliar e monitorar os níveis de proficiência em leitura e as estratégias definidas pelos municípios, incluindo a participação na próxima edição da Avaliação de Fluência Leitora;
  • Fornecer material didático impresso e recursos complementares em formato digital para todos os alunos e professores dos 1º e 2º anos;
  • Disponibilizar a plataforma de leitura Elefante Letrado para as escolas;
  • Estabelecer incentivos financeiros para as escolas com os melhores resultados de alfabetização, monitoradas por meio do Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (Saresp) para os 2º e 5º anos do ensino fundamental. O Estado planeja investir cerca de R$ 200 milhões nessa ação.
- Advertisement -
- Advertisement -

Últimas Notícias

Santa Casa vai realizar Leilão Solidário no Dia 20 de Abril para Construção de Novo Elevador para o Hospital

LEILÃO BENEFICENTE AJUDARÁ SANTA COM NOVO ELEVADOR Um leilão beneficente de prendas e animais está programado para ser realizado na...
- Advertisement -

Artigos Relacionados

- Advertisement -