Segunda-feira, Outubro 14, 2024

Prefeitura de São João da Boa Vista acusa blog por distribuição de notícias falsas (fake news)

Mais Falados

Guia Comercial

Rafael Arcuri
Rafael Arcuri
Rafael é o fundador do blog Fala São João, onde atua desde sua criação em 2012. Ao longo dos anos, ele publicou mais de 5.000 artigos sobre uma ampla gama de temas, incluindo notícias de última hora, acontecimentos policiais e questões políticas, entre outros.

A Prefeitura de São João da Boa Vista vem novamente desmentir as informações publicadas pela “página de Facebook” intitulada São João News, que, na madrugada de terça-feira (31), publicou o texto “Prefeita Teresinha envia projeto para Câmara Municipal para destituir Conselho Municipal de Saúde; objetivo é ter carta branca para gastar o dinheiro da saúde e nomear seus aliados”.

De acordo com a Lei Municipal 23/1993, que deu nova redação ao parágrafo único do artigo 2º da Lei 516/1991, ela estabelece que os membros do Conselho Municipal de Saúde (CMS) são nomeados pelo(a) Prefeito(a), conforme indicação feita pelas entidades/associações relacionadas, com mandato de dois anos. A referida Lei também prevê que o mandato dos representantes das associações/entidades terá duração de dois anos, após a nomeação.

A portaria nº 13.028, de 30 de abril de 2020, reconduziu os membros do Conselho Municipal de Saúde para o biênio 2020/2022. Logo, é evidente que há a necessidade de nomeação de novos membros para o biênio 2022/2024, observando o mesmo procedimento legal e considerando o encerramento do mandato em 30 de abril de 2022.

Diferente do que o texto publicado informa, a Coordenadoria de Assuntos Institucionais da Prefeitura tem solicitado às instituições/associações ligadas ao CMS para que definam os seus indicados, concretizando a nova formação. Os ofícios são assinados pela Prefeita, respeitando o que a Lei prevê.

Além disso, a Prefeita não está “escolhendo seus aliados”, conforme traz a tal publicação. Pelo contrário. A atual gestão está agindo conforme a Lei, para que as instituições envolvidas no CMS nomeiem àqueles que as mesmas entenderem serem as mais capacitadas para as funções .

Portanto, não há nenhuma “tentativa de golpe”, como a tal página se refere. A Lei está sendo obedecida e a Prefeitura apenas aguarda as indicações das instituições/associações para relacionarem seus membros ao CMS, diferente do que ocorreu em anos anteriores.

O Projeto de Lei 42/2022, encaminhado ao Legislativo Municipal, visa corrigir as lacunas existentes na Lei anterior, notadamente no que se refere a eventuais substituições dentro do mandato de dois anos. O mesmo só vem ampliar e democratizar ainda mais o CMS, trazendo maior alternância e participação.

- Advertisement -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisement -

Últimas Notícias

Jovem de 24 anos morre em trágico acidente após carro destruir poste em Vargem Grande do Sul

Passageira de carro morre após colisão com poste em Vargem Grande do Sul Uma jovem de 24 anos morreu em...
- Advertisement -

Artigos Relacionados

- Advertisement -