Quinta-feira, Julho 18, 2024

Dia do silêncio: A poluição sonora diz muito sobre o estresse crônico

Mais Falados

Guia Comercial

Gabi Oliver
Gabi Oliver
Gabi Oliver trabalha como jornalista, administrando as redes sociais de clínicas médicas e uma escola de inglês. Sempre apaixonada por escrever e fotografar, ela encontrou na comunicação digital uma maneira de unir suas paixões e habilidades para criar conteúdo envolvente e relevante para seus clientes e leitores.

A poluição sonora nas grandes cidades reflete um estilo de vida muito acelerado e estressado, o que prejudica a saúde mental e física no longo prazo, afirma o professor de Yoga e naturopata, Ravi Kaiut

No dia 7 de maio é comemorado o Dia Mundial do Silêncio, uma data que lembra os impactos da poluição sonora atualmente. A poluição sonora não apenas afeta diretamente nossa saúde auditiva, mas também contribui para o estresse crônico e a dificuldade de concentração, o excesso de ruído no ambiente urbano interfere na qualidade de vida, causando irritabilidade, problemas de sono e redução da produtividade no trabalho e estudos.

De acordo com o professor de yoga e naturopata, Ravi Kaiut, é importante ter momentos de silêncio e introspecção para fortalecer a saúde mental.

“Desacelerar o ritmo frenético atual, tendo momentos de silêncio e introspecção, fundamentais nos ensinamentos do Yoga, é muito importante. Esses intervalos, seja através da meditação ou simples pausa, permitem desconectar da avalanche de informações, e focar no equilíbrio mental, redução do estresse e maior conexão consigo mesmo”, afirma.

A meditação no Yoga
A meditação é uma parte muito importante da prática do Yoga, ajudando a promover o equilíbrio mental, autoconsciência, autocuidado e relaxamento. 

No entanto, a sua eficácia é maior quando combinada com os outros dois pilares do Yoga: as asanas, posições corporais que fortalecem o corpo, e pranayama, técnicas de controle respiratório que ajudam a acalmar a mente. 

Estresse crônico: O mal por trás do barulho
O grande problema da poluição sonora, especialmente nas grandes cidades, não é o barulho em si, mas o que ele reflete do dia a dia das pessoas, o estresse crônico, afirma Ravi Kaiut.

“O estresse crônico é extremamente prejudicial para a saúde, o que é atestado por diversos estudos científicos, mas infelizmente ele está cada vez mais presente na sociedade atual, onde as pessoas enfrentam um ambiente de alta pressão e ritmo acelerado. Isso se reflete em cidades mais barulhentas e aceleradas, um ambiente caótico que dificulta o relaxamento, que também é importante para o nosso corpo”.

5 posições de Yoga para combater o estresse crônico
01 – Virasana:
Para esta posição, a pessoa se ajoelha, sentando-se sobre os calcanhares, com as mãos descansando sobre as coxas. Essa postura permite alongar os músculos das pernas e aliviar a fadiga.

02 – Sukhasana:
Nesta posição é preciso sentar-se no chão com as pernas cruzadas, mãos sobre os joelhos ou em gesto de mudra. Essa postura promove relaxamento e equilíbrio mental, principalmente quando combinada com técnicas respiratórias.

03 – Padottanasana:
Na posição de Padottanasana, a pessoa fica em pé, com as pernas paralelas, inclinando o tronco para a frente a partir dos quadris, mantendo as pernas retas e os pés firmemente apoiados no chão. 

04 – Janu Sirsasana:
Nesta posição, o indivíduo praticante deita-se de costas com as pernas estendidas para cima, apoiadas em uma parede ou elevação. Essa postura ajuda no relaxamento, alivia o cansaço das pernas e melhora a circulação do corpo.


Sobre Ravi Kaiut

Foi diagnosticado aos 4 anos com Síndrome de Legg Perthes, doença genética que destrói o quadril e causa grandes dores, como parte do tratamento passou a praticar Yoga, se apaixonou e decidiu que deveria compartilhar seu conhecimento com o mundo.??Campeão brasileiro de fisiculturismo e 10º melhor do mundo, pelo Campeonato Brasileiro de Fisiculturismo e Fitness, da Federação IFBB. Co-fundador da Greenlist, iniciativa com o objetivo de estimular o consumo sustentável. Ensina atualmente na unidade principal do Kaiut Yoga  em Curitiba.

- Advertisement -
- Advertisement -

Últimas Notícias

Vídeo: Batida na Dr. Durval Nicolau (Mantiqueira), Motorista Passa Mal e Derruba Rede Elétrica

No domingo (14), um acidente na Avenida Dr. Durval Nicolau deixou a área da Mantiqueira sem energia elétrica. Por...
- Advertisement -

Artigos Relacionados

- Advertisement -