Organização apresenta projetos de impacto social nas áreas de educação, capacitação profissional e economia circular
Entre os dias 14 e 24 de julho de 2025, Nova York (EUA) será palco do Fórum Político de Alto Nível sobre Desenvolvimento Sustentável, promovido pelo Conselho Econômico e Social (Ecosoc) da Organização das Nações Unidas (ONU). Com foco em “soluções sustentáveis, inclusivas e baseadas em evidências científicas” para a Agenda 2030, o evento revisará os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) de número 3 (Saúde e Bem-Estar), 5 (Igualdade de Gênero), 8 (Trabalho Decente e Crescimento Econômico), 14 (Vida na Água) e 17 (Parcerias e Meios de Implementação).
A Legião da Boa Vontade (LBV) — referência em projetos sociais no Brasil e no exterior, com status consultivo geral na ONU desde 1999 — levará ao evento suas recomendações baseadas em boas práticas socioeducacionais que promovem inclusão social, desenvolvimento humano e impacto positivo nas comunidades em situação de vulnerabilidade.
Educação, trabalho e inclusão social
No documento enviado à ONU, a LBV destaca iniciativas alinhadas ao ODS 8 e ao ODS 17, como:
- Capacitação e Inclusão Produtiva: cursos profissionalizantes gratuitos voltados a jovens e adultos, com foco especial em mulheres em situação de vulnerabilidade social (como mães solo e pessoas desempregadas);
- Programa Aprendiz da Boa Vontade (Socioaprendizagem): prepara jovens de 14 a 24 anos para o mercado de trabalho, com formação teórica e prática em parceria com empresas;
- Escola Técnica Boa Vontade: oferece ensino técnico gratuito em áreas como Rádio e Televisão, com foco em inserção e requalificação profissional;
- Incentivo ao ensino superior, por meio do Instituto de Educação José de Paiva Netto, em São Paulo/SP.
Essas ações demonstram como educação de qualidade, geração de renda e oportunidades para juventude são pilares fundamentais para um futuro mais justo e sustentável.
Sustentabilidade e economia circular
A LBV também promove ações de sustentabilidade ambiental por meio de parcerias estratégicas com a indústria. Um dos destaques é o programa Eletrosolidário, em colaboração com a Indústria Fox, que realiza o recolhimento, descarte e reaproveitamento de eletrodomésticos e eletroeletrônicos, revertendo esses itens em apoio financeiro a projetos sociais. A ação se alinha às tendências de economia circular, tecnologia verde e responsabilidade ambiental corporativa.
Solidariedade global e compromisso com o futuro
Comemorando 75 anos de atuação, a LBV reforça seu compromisso com uma educação transformadora, ações humanitárias em larga escala e engajamento com voluntários e empresas para promover a justiça social e o desenvolvimento sustentável. Em sua mensagem ao Fórum, o presidente da instituição, educador José de Paiva Netto, destaca:
“(…) Se desejamos ver o progresso partilhado com todos, acreditamos e temos proposto que o desenvolvimento solidário deva, antes de tudo, iluminar as atitudes dos habitantes da Terra (…). O planeta exige o compromisso com uma consciência nova, firmada em princípios que garantam a continuidade da Vida e a coexistência humana acima de todos os outros interesses.”
Reconhecimento internacional
A LBV é uma das poucas instituições brasileiras com reconhecimento oficial da ONU em diferentes frentes. Desde 1994, mantém vínculo com o Departamento de Comunicação Global da ONU (DCG) e, desde 1999, possui status consultivo geral no Ecosoc, o mais elevado concedido a entidades não governamentais com atuação global e comprovada relevância social.