A carreta de testagem para a Covid-19 estacionou em São João da Boa Vista no final de semana, ao lado da UPA (Unidade de Pronto Atendimento), e já está realizando os testes que detectam a doença. O espaço atende apenas sanjoanenses que estão com sintomas evidentes de Covid e não fornece atestados para fins trabalhistas.
Ao todo serão realizados 200 testes por dia, das 8h às 12h e das 13h às 17h, mediante distribuição de senha, durante os 30 dias em que esta força tarefa estiver na cidade. O trabalho é fruto de uma parceria entre Prefeitura Municipal e a empresa Saúde Link.
Nas primeiras horas da manhã desta segunda (24) a movimentação foi intensa, porém bastante organizada, já que os profissionais da testagem estavam preparados para receber a população que procurou a carreta. Os munícipes foram atendidos na sombra, e assentos reservados para que aguardassem o momento do teste.
O procedimento é simples, sendo que a pessoa que chega já recebe uma senha. Posteriormente é feito o cadastro e, por fim, a pessoa é chamada para que entre na carreta e colha material para testagem.
Com o primeiro teste o feito, a pessoa que for identificada com a doença, realiza o teste de antígeno para comprovação da contaminação. Depois disso, é encaminhada ao Centro Covid (no Jardim São Paulo) para iniciar o tratamento e receber as orientações para que fique isolada.
“Lembramos que aqui não fornecemos atestados, pois realizamos apenas testes. Comprovada a presença do vírus, a pessoa é orientada a se dirigir a Centro Covid para que ela receba o atendimento necessário”, disse o assessor técnico do Departamento de Saúde, Fábio Ferraz.
O Departamento de Saúde orienta as pessoas para que não procurem os testes sem que haja necessidade, já que o número é limitado. Moradores de outras cidades não serão atendidos na carreta de testagem.
“Estamos muito felizes em poder anunciar a carreta em São João. Estamos trabalhando para que nossa cidade sai logo deste momento delicado, mas peço a colaboração das pessoas, pois nos últimos dias tivemos uma procura acima da média para testes e isso sobrecarregou o sistema público de saúde. Este é um momento de lutarmos juntos para sair desta situação”, destacou a prefeita Teresinha.