Durante um final de semana tumultuado por conta dos protestos, os hospitais da cidade, Unimed e Santa Casa Dona Carolina Malheiros registraram 12 óbitos por Covid-19.
Até ontem, domingo (14), a Santa Casa tinha 16 pacientes intubados, e outros 33 na enfermaria. E, apenas da região atendida pela Santa Casa, outros 110 pacientes estariam em fila de espera por uma vaga de UTI.
Oito pacientes com Covid-19 perderam a vida entre sexta-feira (12) e este domingo (14), em São João da Boa Vista. Todos estavam hospitalizados na Santa Casa Dona Carolina Malheiros. Outros 4 óbitos teriam sido registrados no Hospital e Maternidade Unimed, o que totalizaria 12 mortes.
Profissionais da saúde que não quiseram se identificar revelaram muito abalados, a incapacidade de atendimento a todos dos doentes.
Intubação
Pacientes mais graves de Covid-19 podem sofrer danos nos tecidos do pulmão que prejudicam a respiração. Se uma pessoa infectada chegar ao ponto em que os pulmões não conseguem fornecer oxigênio para o corpo ou não eliminam o dióxido de carbono adequadamente, a intubação pode ser necessária para salvar a vida desse paciente.
O procedimento não é a primeira escolha dos médicos. A intubação é necessária quando o paciente tem insuficiência respiratória, ou seja, não consegue respirar espontaneamente, e outras medidas mais brandas não conseguem reverter esse quadro. “Então, antes de um paciente ser intubado, tentamos medidas menos invasivas”.