Sexta-feira, Novembro 22, 2024

Testes gratuitos de sífilis e HIV marcam o Dia Mundial de Luta Contra a Aids

Mais Falados

Guia Comercial

Rafael Arcuri
Rafael Arcuri
Rafael é o fundador do blog Fala São João, onde atua desde sua criação em 2012. Ao longo dos anos, ele publicou mais de 5.000 artigos sobre uma ampla gama de temas, incluindo notícias de última hora, acontecimentos policiais e questões políticas, entre outros.

A ação na Praça da Catedral é uma parceria entre o curso de Enfermagem Unifeob e o Departamento de Saúde de São João da Boa Vista.

Cada vez mais, a tecnologia, a medicina e a ciência contribuem para os avanços no tratamento da Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (Aids), causada pelo Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV). Embora as notícias positivas sejam cada vez melhores, a maneira mais prática de ajudar no combate a essa doença é obter e disseminar informações corretas e verdadeiras.

A Campanha Fique Sabendo, desenvolvida anualmente pela Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo com as administrações municipais, visa distribuir preservativos, informar, conscientizar e testar a  população participante para HIV e sífilis. Em São João da Boa Vista, está sendo realizada pelo Departamento Municipal de Saúde em parceria com o curso de Enfermagem da Unifeob.

“É importante fazermos ações como essa, principalmente hoje, no Dia Mundial de Luta Contra a Aids”, diz o docente de Enfermagem, Geraldo Antonio da Silva

A primeira ação aconteceu na Praça da Catedral, em uma tenda montada para abrigar a população, equipamentos e profissionais de Saúde, em 1º de dezembro (Dia Mundial de Luta Contra a Aids). Até dia 7, entretanto, atividades semelhantes serão feitas nas unidades básicas de saúde do município. “Os alunos participam desde o início, recepcionam e acolhem as pessoas, preenchem os formulários com as informações, fazem a punção venosa e o exame para HIV e sífilis”, relata o professor de Saúde Coletiva, Geraldo Antonio da Silva. “Eles também estão fazendo toda a divulgação para captar o público-alvo.”

Além do docente e dos estudantes do curso de Enfermagem, participam funcionários especializados do Departamento de Saúde, conduzidos pela coordenadora do Setor de Enfermagem, Jacqueline Cândido, e pela coordenadora do Serviço de Atendimento Especializado (SAE), Patrícia Belão. Geraldo explica a relevância da realização da campanha, especialmente em 1º de dezembro. “É importante fazermos ações como essa, principalmente hoje, no Dia Mundial de Luta Contra a Aids, para a população se conscientizar da necessidade de se prevenir contra as infecções sexualmente transmissíveis”, garante. “Porém, vamos continuar com as atividades nos próximos dias nas unidades de saúde do município”.

FONTE: UNIFEOB

- Advertisement -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisement -

Últimas Notícias

Ação Solidária: 351 Litros de Leite Doado para a Santa Casa de São João da Boa Vista

Santa Casa de Misericórdia de São João da Boa Vista recebe doação de 351 litros de leite O provedor da...
- Advertisement -

Artigos Relacionados

- Advertisement -