A ação na Praça da Catedral é uma parceria entre o curso de Enfermagem Unifeob e o Departamento de Saúde de São João da Boa Vista.
Cada vez mais, a tecnologia, a medicina e a ciência contribuem para os avanços no tratamento da Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (Aids), causada pelo Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV). Embora as notícias positivas sejam cada vez melhores, a maneira mais prática de ajudar no combate a essa doença é obter e disseminar informações corretas e verdadeiras.
A Campanha Fique Sabendo, desenvolvida anualmente pela Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo com as administrações municipais, visa distribuir preservativos, informar, conscientizar e testar a população participante para HIV e sífilis. Em São João da Boa Vista, está sendo realizada pelo Departamento Municipal de Saúde em parceria com o curso de Enfermagem da Unifeob.
“É importante fazermos ações como essa, principalmente hoje, no Dia Mundial de Luta Contra a Aids”, diz o docente de Enfermagem, Geraldo Antonio da Silva
A primeira ação aconteceu na Praça da Catedral, em uma tenda montada para abrigar a população, equipamentos e profissionais de Saúde, em 1º de dezembro (Dia Mundial de Luta Contra a Aids). Até dia 7, entretanto, atividades semelhantes serão feitas nas unidades básicas de saúde do município. “Os alunos participam desde o início, recepcionam e acolhem as pessoas, preenchem os formulários com as informações, fazem a punção venosa e o exame para HIV e sífilis”, relata o professor de Saúde Coletiva, Geraldo Antonio da Silva. “Eles também estão fazendo toda a divulgação para captar o público-alvo.”
Além do docente e dos estudantes do curso de Enfermagem, participam funcionários especializados do Departamento de Saúde, conduzidos pela coordenadora do Setor de Enfermagem, Jacqueline Cândido, e pela coordenadora do Serviço de Atendimento Especializado (SAE), Patrícia Belão. Geraldo explica a relevância da realização da campanha, especialmente em 1º de dezembro. “É importante fazermos ações como essa, principalmente hoje, no Dia Mundial de Luta Contra a Aids, para a população se conscientizar da necessidade de se prevenir contra as infecções sexualmente transmissíveis”, garante. “Porém, vamos continuar com as atividades nos próximos dias nas unidades de saúde do município”.