Sexta-feira, Fevereiro 23, 2024

Testes gratuitos de sífilis e HIV marcam o Dia Mundial de Luta Contra a Aids

Mais Falados

Guia Comercial

Rafael Arcuri
Rafael Arcuri
Rafael trabalha na redação do Fala São João desde sua fundação em 2012. Nos anos seguintes, ele liderou o setor de marketing da empresa e publicou mais de 4.000 artigos — um mix de notícias de última hora, notícias policiais, notícias políticas e muito mais.

A ação na Praça da Catedral é uma parceria entre o curso de Enfermagem Unifeob e o Departamento de Saúde de São João da Boa Vista.

Cada vez mais, a tecnologia, a medicina e a ciência contribuem para os avanços no tratamento da Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (Aids), causada pelo Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV). Embora as notícias positivas sejam cada vez melhores, a maneira mais prática de ajudar no combate a essa doença é obter e disseminar informações corretas e verdadeiras.

A Campanha Fique Sabendo, desenvolvida anualmente pela Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo com as administrações municipais, visa distribuir preservativos, informar, conscientizar e testar a  população participante para HIV e sífilis. Em São João da Boa Vista, está sendo realizada pelo Departamento Municipal de Saúde em parceria com o curso de Enfermagem da Unifeob.

“É importante fazermos ações como essa, principalmente hoje, no Dia Mundial de Luta Contra a Aids”, diz o docente de Enfermagem, Geraldo Antonio da Silva

A primeira ação aconteceu na Praça da Catedral, em uma tenda montada para abrigar a população, equipamentos e profissionais de Saúde, em 1º de dezembro (Dia Mundial de Luta Contra a Aids). Até dia 7, entretanto, atividades semelhantes serão feitas nas unidades básicas de saúde do município. “Os alunos participam desde o início, recepcionam e acolhem as pessoas, preenchem os formulários com as informações, fazem a punção venosa e o exame para HIV e sífilis”, relata o professor de Saúde Coletiva, Geraldo Antonio da Silva. “Eles também estão fazendo toda a divulgação para captar o público-alvo.”

Além do docente e dos estudantes do curso de Enfermagem, participam funcionários especializados do Departamento de Saúde, conduzidos pela coordenadora do Setor de Enfermagem, Jacqueline Cândido, e pela coordenadora do Serviço de Atendimento Especializado (SAE), Patrícia Belão. Geraldo explica a relevância da realização da campanha, especialmente em 1º de dezembro. “É importante fazermos ações como essa, principalmente hoje, no Dia Mundial de Luta Contra a Aids, para a população se conscientizar da necessidade de se prevenir contra as infecções sexualmente transmissíveis”, garante. “Porém, vamos continuar com as atividades nos próximos dias nas unidades de saúde do município”.

FONTE: UNIFEOB

- Advertisement -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisement -

Últimas Notícias

Biografia de Ir. Clemente: Uma Jornada de Fé, Serviço e Devoção

Consagração do Santíssimo Redentor - Província Nossa Senhora Aparecida IRMÃO CLEMENTE C.Ss.R.(WALDEMAR ÚRSULA DE JESUS) *21.10.1933 +20.02.2024Nasceu no dia...
- Advertisement -

Artigos Relacionados

- Advertisement -