Início Destaques Taça Regional XCO reúne atletas de 53 cidades em São João da...

Taça Regional XCO reúne atletas de 53 cidades em São João da Boa Vista

0

O XCO é uma modalidade do Mountain Bike, que consiste em circuitos de terra que vão dos seis até os 20 quilômetros, apresentando diversos obstáculos naturais, como pedras pequenas e grandes e, em geral, é disputada em grupos no formato cross-country. O objetivo da competição é percorrer múltiplas voltas e ser o primeiro a cruzar a linha de chegada, com maior dificuldade no percurso.

A modalidade está em alta. No domingo (13), aconteceu a Taça Regional de XCO, organizada pela Kalangas Bikers, com apoio do Time São João/Departamento de Esportes. Mais de 200 atletas de 53 cidades se reuniram no Bike Park Crepúsculo, em São João da Boa Vista. A prova possui concessão da Federação Paulista de Ciclismo e a 1ª etapa vale para o ranking paulista.

Segundo o organizador da Kalangas, Helio Bueno, a prova XCO é olímpica, num circuito por categorias. “É diferente da maratona, que tem uma corrida na largada com todos juntos. Nessa temos várias baterias para que aconteçam. Ver o evento acontecendo e os participantes felizes é um retorno gratificante”, informou.

Já o atleta Clayton Quintiliano, do Master A1 Masculino, destacou que “é interessante ter essa modalidade na região, pois temos mais maratonas e o bacana é viver outras experiências”.

Um dos parceiros na cobertura da prova foi o Centro Universitário Unifae, que procurou histórias de atletas participantes para entrevistas especiais. Lívia Silva, de 14 anos, é a campeã da categoria Juvenil Feminino e disse: “Foi bem difícil e muito emocionante vencer a categoria. Pedalo desde os 12 anos e tenho vontade de ir para frente cada vez mais”, comentou.

Foi a primeira vez que Ana Julia Boaventura de Oliveira competiu XCO. A atleta, da categoria Master A Feminino, disse ter ficado empolgada. “Cheguei inteira no final (risos), foi uma experiência nova e desafiadora. O percurso foi muito bem elaborado e deu para se divertir. Isso também é ótimo para as técnicas que preciso desenvolver”.

As duas participantes comentaram do rock garden, uma parte do percurso com diversas pedras grandes e pequenas, estrategicamente posicionadas, tornando o trecho mais difícil tecnicamente para os competidores. Normalmente, é um palco de vários tombos. “Com certeza foi o ápice da prova’, finalizou Ana Julia.

Em 2018 foi criada a Associação Bikers Mogiana. Com muito planejamento, um local de XCO foi montado e hoje em dia é o Bike Park Crepúsculo. O ciclismo brasileiro cresce cada vez mais, como comenta o advogado e presidente da Associação, Rui Souza: “É uma modalidade mundial e ultrapassa barreiras. É saúde pública e meio ambiente, além de contribuir com o Turismo de São João. É nosso primeiro evento desse porte e agradeço a todos os nossos parceiros, Time São João/Departamento de Esportes da Prefeitura, Unifae, Sódbike, Peres Moto e Boa Vista Seguros”, concluiu Souza.

A segunda etapa acontecerá em Mogi Guaçu, no dia 10 de abril. Mais cinco datas serão confirmadas, sendo três em XCO e duas em Mountain Bike.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Exit mobile version