Após quase 600 dias, o Estado de São Paulo encerra nesta segunda-feira (1/11) as últimas restrições de público e eventos impostas durante a pandemia de Covid-19.
A decisão ocorre depois de o estado realizar a vacinação de cerca de 86% de sua população adulta e faz parte do plano de flexibilização das atividades econômicas no estado.
A partir de agora, portanto, todos os estabelecimentos do estado poderão funcionar sem limites de lotação ou horário de funcionamento e festas com pista de dança, torcidas em estádios, shows com público em pé também estão autorizados. Mas, em contrapartida, o uso de máscara facial segue obrigatório, assim como a exigência do “passaporte vacinal” em evento.
Os municípios têm autonomia para seguir a flexibilização do estado ou não. Atualmente, São Paulo é considerado o estado mais avançado na campanha de vacinação contra a Covid-19.
Segundo levantamento feito pelo consórcio de imprensa, 86,9% das pessoas acima de 18 anos já estão com a vacinação completa (duas doses ou dose única). O índice é de 67,61% para a população geral.