Segunda-feira, Junho 24, 2024

Uma trajetória de 83 anos em defesa da saúde

Mais Falados

Guia Comercial

Sofia Rodrigues do Nascimento
Sofia Rodrigues do Nascimento
Sofia Rodrigues do Nascimento é presidente do Sinsaúde, Sindicato dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Saúde que abrange 172 municípios do interior paulista e um universo de 80 mil trabalhadores.

Por Sofia Rodrigues do Nascimento*

O Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviço de Saúde de Campinas e Região (Sinsaúde Campinas e Região) completa 83 anos no mês de outubro de 2021. Se não for o mais antigo em atividade na região de Campinas, facilmente está entre os sindicatos que há mais tempo vem atuando na defesa dos trabalhadores dedicados a salvar vidas. 

A jornada épica do Sinsaúde começou em 28 de outubro de 1938, com apenas 130 sindicalizados. Hoje, a entidade representa 80 mil trabalhadores em 172 cidades no interior do estado de São Paulo. Para atender essa demanda, o Sinsaúde criou 18 subsedes em pontos estratégicos do Estado, além da sede central, em Campinas. Estes números já mostram a importância que o Sindicato tomou em 83 anos.

A administração descentralizada, com eleição de diretorias regionais, proporcionou as condições ideais para a implantação de projetos para toda a base sindical e tornou o Sinsaúde uma entidade mais próxima do profissional da saúde. 

Esse crescimento é fruto de um planejamento estratégico que coloca o associado em primeiro lugar, como, obviamente, se espera de um sindicato. No entanto, o Sinsaúde foi além. Criou políticas de valorização do profissional, que hoje fazem parte da rotina dos trabalhadores de várias categorias. Entre elas, a adoção da cesta básica, a criação de pisos salariais diferenciados de acordo com a função de cada trabalhador, e a implantação do plano de cargos e salários. Também investiu na qualificação com a criação do Projeto Educação na Saúde, que já preparou milhares de profissionais para atuarem no mercado de trabalho. 

A implantação da jornada especial de trabalho, por exemplo, deu tão certo que acabou sendo adotada por outros estados e pelo setor público de saúde. Outra importante conquista do Sinsaúde foi tornar 12 de maio, Dia Estadual do Trabalhador da Saúde, em feriado para a categoria. Uma homenagem mais que merecida. É por ações dessa importância que o Sindicato é reconhecido nacional e internacionalmente.

A organização dos profissionais da saúde, respaldada pelo Sinsaúde, foi determinante para a evolução da categoria, que se mostrou ainda mais essencial para a sociedade na crise pandêmica que assolou o país. Somos hoje uma força gigantesca, que luta bravamente todos os anos para impor dignidade e valorização à categoria. O Sinsaúde, respaldado pelos seus associados, tem conseguido com muita negociação, esforço e suor, conquistar e garantir os direitos da categoria. 

Essas vitórias refletem diretamente no atendimento à sociedade, pois um trabalhador motivado está mais disposto a ouvir as dores da população. Quando o Sinsaúde luta pelos direitos da categoria, ele está garantindo a melhoria na prestação dos serviços de saúde para todos.   

Mesmo com uma história tão rica construída em pouco mais de oito décadas, o Sinsaúde continua olhando para o futuro, afinal, a missão do sindicato é a evolução constante em defesa dos direitos dos trabalhadores e do acesso à saúde. Mais do que nunca “Nosso Coração Pulsa pela Saúde”, lema adotado para celebrar os 83 anos Sinsaúde.  

*Sofia Rodrigues do Nascimento é presidente do Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviço de Saúde de Campinas e Região (Sinsaúde Campinas e Região)

- Advertisement -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisement -

Últimas Notícias

Lavrador Morre em Incêndio em Sítio na Serra da Paulista, São João da Boa Vista

O lavrador Levi Vieira dos Santos, de 53 anos, morreu em um incêndio na quinta-feira (20) em um sítio...
- Advertisement -

Artigos Relacionados

- Advertisement -