Sexta-feira, Abril 19, 2024

Segundo Associação Comercial e Empresarial (ACE) menos pais irão ganhar presentes este ano

Mais Falados

Guia Comercial

Rafael Arcuri
Rafael Arcuri
Rafael trabalha na redação do Fala São João desde sua fundação em 2012. Nos anos seguintes, ele liderou o setor de marketing da empresa e publicou mais de 4.000 artigos — um mix de notícias de última hora, notícias policiais, notícias políticas e muito mais.

Parcela de consumidores que pretendem presentear no Dia dos Pais tem queda em relação a 2021,  aponta ACE São João

Pesquisa mostra que utilidade e preço do presente serão os fatores mais levados em conta por mais da metade dos consumidores para decidir a compra.

58% dos consumidores pretendem comprar presentes para o Dia dos Pais desse ano, segundo uma pesquisa feita pela empresa de inteligência analítica Boa Vista, e divulgada pela Associação Comercial de São João da Boa Vista-SP. Em 2021, no mesmo período, 62% declararam ter intenção de compra para a data.

Neste ano, a escolha do presente será pautada, principalmente, pela necessidade e valor do presente. Enquanto 32% levarão em conta a utilidade do presente, 31% tomarão a decisão baseada no preço. Além disso, valores e práticas sustentáveis adotadas pelas marcas foram citados por apenas 6% dos respondentes.  

Ticket médio aumenta, mas consumidor não quer gastar mais
Com o cenário econômico pouco favorável, 49% dos consumidores declararam ter a intenção de gastar uma quantia similar ao ano passado. Em paralelo, 26% devem gastar mais e outros 25% desejam pagar menos do que em 2021. Mesmo considerando importante presentear nesta data, entre os consumidores que pretendem gastar menos, 46% gastarão menos devido à alta dos preços, 37% pretendem priorizar outras contas e 17% alegaram ter sofrido uma redução nos ganhos familiares.

No entanto, o gasto médio planejado pelos consumidores neste ano deve ficar em torno de R$ 174, ao passo que o ano anterior registrou R$ 137 — um aumento de R$ 37. Vale ressaltar que 60% dos consumidores consideram gastar no máximo R$ 200.

“Fatores como a alta na taxa de juros e a crescente inadimplência ajudam a explicar o comportamento mais comedido do consumidor em relação às compras para o Dia dos Pais. A inflação também fez com que o poder de compra do consumidor diminuísse nos últimos trimestres e, naturalmente, o consumidor tem priorizado os gastos do dia a dia”, explica Flávio Calife, economista da Boa Vista.

Vestuário e eletrônicos são os preferidos
Em linha com outras datas comemorativas, os itens mais procurados pelo consumidor serão os de vestuário e calçados, com 36% das menções. 20% vão escolher acessórios como presente, enquanto 18% vão preferir itens de perfumaria. 9% indicaram smartphones e celulares como presente, 7% dos consumidores comprarão bebidas e 4% outros eletrônicos.

Em relação aos locais para realizar as compras para a data, 60% dos consumidores declararam que pretendem comprar de maneira presencial, retomando os hábitos praticados antes da pandemia. As lojas de bairro terão a preferência de 47% dos consumidores, seguidas das lojas de shopping com 39% da preferência.  

Já em relação ao pagamento, 61% pretendem comprar à vista, enquanto os outros 39% optarão pelo parcelamento. Entre eles, 39% pagarão a compra com o cartão de débito, enquanto 30% vão usar o cartão de crédito. O PIX já faz parte do portfólio de meios de pagamento do consumidor, e será considerado por 14% deles no momento de pagar as compras de presentes para o Dia dos Pais.

Entre os 40% que pretendem parcelar a compra, 87% o farão pelo cartão de crédito. O PIX parcelado também já parece fazer parte dos hábitos dos consumidores, registrando 4% das menções. Por fim, a pesquisa ainda testou a hipótese de contratação de algum tipo de crédito pessoal por parte dos consumidores, caso precisassem complementar a renda para aumentar o poder de compra nesta data comemorativa.  

Questionados, 52% afirmaram que certamente não contrariam crédito para essa finalidade. 17% indicaram que provavelmente não fariam nenhuma busca por crédito. Apenas 31% deles estariam predispostos a fazerem esse tipo de contratação para apoiar com as compras do período (22% provavelmente e 9% com certeza contratariam).

Metodologia
A Pesquisa Sondagens com os Consumidores – Dia dos Pais 2022, elaborada pela Boa Vista, teve como objetivo identificar a pretensão de compra do consumidor para a data comemorativa, além de investigar questões como hábitos de compra e formas de pagamento. O levantamento entrevistou cerca de 500 respondentes das principais regiões do país. Para leitura geral dos resultados, deve-se considerar 90% de grau de confiança e margem de erro de 3,6%, para mais ou para menos.

- Advertisement -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisement -

Últimas Notícias

Departamento de Educação promove palestra sobre Autismo e Manejo

Na sexta-feira (5) aconteceu a formação “Autismo: acolhimento e manejo” para gestores, professores e ADI’s da rede municipal de...
- Advertisement -

Artigos Relacionados

- Advertisement -