Evento em São Paulo reuniu representantes de todo o estado para discutir justiça racial, reparação histórica e fortalecimento da democracia
A advogada sanjoanense Maria de Lourdes Oliveira Juvêncio, que atua como assessora de Desenvolvimento de Políticas Públicas das Grandes Minorias Sociais, esteve em São Paulo nos dias 26 e 27 de julho para participar da 5ª Conferência Estadual de Promoção da Igualdade Racial (Cepir). O evento foi promovido pela Secretaria de Justiça e Cidadania do Estado e aconteceu no Auditório Simon Bolivar, no Memorial da América Latina. Maria de Lourdes participou da conferência acompanhada de Marcos Paulo Pereira, representante do Conselho Municipal da Comunidade Negra e da sociedade civil.
A conferência, que teve como tema “Igualdade e Democracia: Reparação e Justiça Racial”, é considerada um dos principais marcos preparatórios para a 5ª Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Conapir), que ocorrerá em setembro, em Brasília.
Segundo Maria de Lourdes, a participação de São João no evento reforça o compromisso do município com a pauta da equidade racial e amplia sua visibilidade no cenário estadual: “Participar dessa conferência foi extremamente importante para mostrar que São João está trabalhando na promoção da igualdade racial. Fomos levar nossas propostas, levantadas durante a 1ª Conferência Municipal e mostrar que temos em São João uma assessoria voltada à promoção e desenvolvimento de políticas públicas nessa área. Embora ainda não estejamos vinculados a nenhuma regional, já fazemos parte do circuito de promoção da igualdade racial e da memória ancestral. Os três eixos da conferência — justiça racial, reparação e resgate da memória ancestral — são temas nos quais já atuamos, principalmente por meio do mapeamento que realizamos junto aos departamentos de Cultura e Turismo. Então, acredito que São João já sai na frente”, afirmou a assessora.

Durante a conferência, foram eleitos 97 delegados que representarão o estado de São Paulo na etapa nacional da Conapir, ampliando a participação social nas decisões sobre políticas de igualdade racial.