Terça-feira, Julho 29, 2025

São João participa da 5ª Conferência Estadual de Promoção da Igualdade Racial

Mais Falados

Guia Comercial

Rafael Arcuri
Rafael Arcuri
Rafael é o fundador e responsável pelo Jornal Fala São João, presente desde sua criação em 2012. Com uma atuação destacada no jornalismo, Rafael já publicou mais de 6.000 artigos, cobrindo uma ampla gama de assuntos, como notícias de última hora, ocorrências policiais e análises políticas, sempre comprometido em informar e conectar a comunidade de São João da Boa Vista e região.

Evento em São Paulo reuniu representantes de todo o estado para discutir justiça racial, reparação histórica e fortalecimento da democracia

A advogada sanjoanense Maria de Lourdes Oliveira Juvêncio, que atua como assessora de Desenvolvimento de Políticas Públicas das Grandes Minorias Sociais, esteve em São Paulo nos dias 26 e 27 de julho para participar da 5ª Conferência Estadual de Promoção da Igualdade Racial (Cepir). O evento foi promovido pela Secretaria de Justiça e Cidadania do Estado e aconteceu no Auditório Simon Bolivar, no Memorial da América Latina. Maria de Lourdes participou da conferência acompanhada de Marcos Paulo Pereira, representante do Conselho Municipal da Comunidade Negra e da sociedade civil.

A conferência, que teve como tema “Igualdade e Democracia: Reparação e Justiça Racial”, é considerada um dos principais marcos preparatórios para a 5ª Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Conapir), que ocorrerá em setembro, em Brasília.

Segundo Maria de Lourdes, a participação de São João no evento reforça o compromisso do município com a pauta da equidade racial e amplia sua visibilidade no cenário estadual: “Participar dessa conferência foi extremamente importante para mostrar que São João está trabalhando na promoção da igualdade racial. Fomos levar nossas propostas, levantadas durante a 1ª Conferência Municipal e mostrar que temos em São João uma assessoria voltada à promoção e desenvolvimento de políticas públicas nessa área. Embora ainda não estejamos vinculados a nenhuma regional, já fazemos parte do circuito de promoção da igualdade racial e da memória ancestral. Os três eixos da conferência — justiça racial, reparação e resgate da memória ancestral — são temas nos quais já atuamos, principalmente por meio do mapeamento que realizamos junto aos departamentos de Cultura e Turismo. Então, acredito que São João já sai na frente”, afirmou a assessora.

Durante a conferência, foram eleitos 97 delegados que representarão o estado de São Paulo na etapa nacional da Conapir, ampliando a participação social nas decisões sobre políticas de igualdade racial.

- Advertisement -
- Advertisement -

Últimas Notícias

Faleceu Diener Roquetto Peres (Di Leluiá) aos 45 anos em São João da Boa Vista

Nota de Falecimento – São João da Boa Vista, 29 de julho de 2025 É com grande pesar que comunicamos...
- Advertisement -

Artigos Relacionados

- Advertisement -