Números do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), atualizados no último dia 29 de setembro, colocam São João da Boa Vista em posição privilegiada, no que diz respeito ao saldo de empregos gerados neste ano. A cidade ficou à frente de outras 4.960, o que equivale 90,05% dos municípios brasileiros. “Temos 5.570 cidades no país e São João ficou na colocação de número 610. Neste mês de setembro, de acordo com o Caged, nós tivemos um saldo de geração de empregos de 375 postos de trabalho, o que é muito significativo”, detalhou Osires Colosso, diretor de Desenvolvimento Econômico.
O Cadastro tem a chancela do Governo Federal, o que o torna o índice mais respeitado pelos especialistas em economia e geração de empregos. Mês a mês, os números são atualizados e permitem que as autoridades planejem ações no setor, inclusive, comparando os resultados de outras localidades. O saldo é obtido pela conta simples, subtraindo as demissões do número de contratações formalizadas.
Outro nicho da pesquisa permite dividir as cidades pela média populacional. São João da Boa Vista se enquadra, segundo o Caged, entre os municípios que têm de 91.693 e 101.880 habitantes. Neste recorte, a cidade aparece em sexto lugar entre os paulistas e em 29º lugar entre os municípios brasileiros com a mesma média populacional.
“A colocação é uma conquista. Depois de superarmos a pandemia, fica claro que estamos conseguindo motivar a recuperação econômica, através da geração de empregos. Muito deste resultado se deve ao empenho da equipe do Departamento de Desenvolvimento Econômico e das parcerias que obtivemos, graças ao nosso governador Rodrigo Garcia e ao nosso deputado federal, Geninho Zuliani”, comentou a prefeita Teresinha.
Além disso, a chefe do Executivo também atribuiu os resultados a outros importantes investimentos:
“Um deles é o novo site Emprega São João, que é uma ferramenta que agiliza o envio dos currículos para os empregadores que estejam procurando profissionais dentro do perfil pleiteado por quem se inscreve. Isso também mobiliza o empresariado, que é parceiro da Prefeitura e que informa, através do site, quais as vagas estão disponíveis. Outro mérito está nos cursos que conseguimos trazer para a cidade, todos visando a inclusão no mercado de trabalho, ao Senai e ao Sebrae, que também são incentivadores neste quesito. Com estes números em mãos, vamos dar continuidade à elaboração de novas estratégias para melhorar, ainda mais, a posição de São João”,
finalizou Teresinha.