Sexta-feira, Fevereiro 23, 2024

Professora de Direito da Unifeob publica capítulo de livro sobre meio ambiente na Suíça

Mais Falados

Guia Comercial

Rafael Arcuri
Rafael Arcuri
Rafael trabalha na redação do Fala São João desde sua fundação em 2012. Nos anos seguintes, ele liderou o setor de marketing da empresa e publicou mais de 4.000 artigos — um mix de notícias de última hora, notícias policiais, notícias políticas e muito mais.

A docente Danielle Cassucci é coautora de um texto sobre projetos sustentáveis, como a Carne Carbono Neutro.

Os professores da Unifeob constantemente são motivo de orgulho para toda a instituição. A docente do curso de Direito, Danielle Cassucci de Lima, foi coautora de um capítulo do livro “Environment and Climate-smart Food Production” (Meio Ambiente e Produção de Alimentos Inteligentes para o Clima), publicado na Suíça pela editora Springer-Nature, portfólio internacional de conteúdo científico, técnico e médico para pesquisadores.

“Minha parte estava ligada a pesquisas de projetos sustentáveis, como Carne Carbono Neutro (CCN), um produto promissor”, diz a docente Danielle Cassucci

“Ele retrata justamente o que estamos vivendo: a importância das mudanças climáticas, como nossa alimentação influencia o clima e quais alimentos inteligentes podem ajudar a mitigar os impactos dessas transformações”, conta Danielle, empolgada pela primeira publicação internacional. “Nós, operadores do Direito, estamos sempre produzindo conteúdo. Com o mestrado, a produção acadêmica acaba ficando bem intensificada”.

Conheça o capítulo do livro do qual a Prof. Danielle é coautora

A obra está disponível para compra desde o dia 10 no site oficial da editora. Finalizado em novembro do ano passado, o terceiro dos 12 capítulos – “The Telecoupling Approach to the Global Food System and Climate Change Regime: The Pivotal Role of Brazil and China” (A Abordagem do Telecoplamento para o Sistema Alimentar Global e Regime de Mudança Climática: O Papel Central do Brasil e da China) – é fruto da parceria entre Danielle, o pós-doutor em Direito Internacional, Douglas de Castro, e sua aluna Caroline Romano.

Cooperação

O Prof. Dr. Douglas de Castro a convidou para a colaboração após participarem de uma entrevista sobre as eleições americanas para a TV Justiça. “Depois de ser chamada por ele para integrar o Núcleo de Estudos Avançados em Direito e Política Internacional, fui convidada para escrever este capítulo do livro”, relembra.

Para redigir o conteúdo – que, por exigência, precisava ter no mínimo 14 mil palavras –, o trio se organizou para dividir as tarefas. “A Springer é conhecida pela rigidez quanto à formatação e qualidade da publicação. Minha parte estava ligada a pesquisas de projetos sustentáveis, como Carne Carbono Neutro (CCN), um produto promissor, principalmente para quem se preocupa com o meio ambiente, alterações climáticas, desmatamento e emissão de gases de efeito estufa”.

Inspiração

Danielle explica que a produção acadêmica pressupõe estudo e pesquisa. “O principal objetivo é compartilhar seu conhecimento e contribuir para o desenvolvimento de outros trabalhos a partir do seu”, afirma. “Outra questão é a possibilidade de construção de teses com base na formação de opinião pessoal, o que tenho desenvolvido bastante. Há também a visibilidade; ter seu trabalho citado em outro é muito gratificante”.

A professora defende a realização de pesquisa durante a graduação. “Os estudantes normalmente têm a oportunidade de iniciar a experiência com o Trabalho de Conclusão de Curso, o TCC, mas na Unifeob essa experiência começa mais cedo. São projetos de extensão acadêmica, confecção de banners, produção de artigos e pareceres. Além disso, temos o programa de iniciação científica, do qual sempre participo. O caminho da escrita é árduo, mas a recompensa do produto final é fantástica”, conclui.

FONTE: UNIFEOB

- Advertisement -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisement -

Últimas Notícias

Biografia de Ir. Clemente: Uma Jornada de Fé, Serviço e Devoção

Consagração do Santíssimo Redentor - Província Nossa Senhora Aparecida IRMÃO CLEMENTE C.Ss.R.(WALDEMAR ÚRSULA DE JESUS) *21.10.1933 +20.02.2024Nasceu no dia...
- Advertisement -

Artigos Relacionados

- Advertisement -