Sexta-feira, Novembro 22, 2024

Prédio histórico do Gabinete recebe pesquisadores

Mais Falados

Guia Comercial

Rafael Arcuri
Rafael Arcuri
Rafael é o fundador do blog Fala São João, onde atua desde sua criação em 2012. Ao longo dos anos, ele publicou mais de 5.000 artigos sobre uma ampla gama de temas, incluindo notícias de última hora, acontecimentos policiais e questões políticas, entre outros.

Desde a última terça (22), profissionais da BSP Arquitetos estão trabalhando no prédio do Gabinete da Prefeitura, no serviço de prospecção pictórica. A ação consiste na remoção de todas as sobrepinturas, até a camada em que se encontra a pintura original, para exploração artística e arquitetônica. “O trabalho mostra o nosso interesse pela preservação histórica dos bens tombados em São João da Boa Vista. É algo que deve ser feito com enorme cuidado e muita atenção, pois simboliza parte da vida de nosso município”, disse a prefeita Teresinha, que idealizou o projeto.

De acordo com a arquiteta Jéssica Lima, da empresa responsável pela análise, o objetivo deste minucioso processo é entender quantas camadas de tinta foram utilizadas durante toda a existência do edifício: “Tudo é feito através de pequenas raspagens, de 0,5 cm, na parede do imóvel. O aprofundamento pode chegar a 50 cm para investigar, também, quais tipos de pinturas e tons de cores foram utilizados na pintura original do prédio”, explicou.

Foram feitas análises de cada sala do espaço, pois durante os anos, foram aplicados diferentes tipos de tintas: “E não é somente nas paredes. As esquadrias, as portas, as janelas e os corrimãos também são analisados”, disse Vinicius Martins de Oliveira, arquiteto e mestre em preservação.

Os profissionais enfatizam que, além da prospecção, são elaborados relatórios ao Departamento de Engenharia e ao Condephic (Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico Cultural e Ambiental) para um possível restauro: “Nós produzimos as fichas com as análises e descrevemos um laudo. A partir deste documento, é apresentado um projeto de restauro”, finalizou Jéssica.

A HISTÓRIA DO IMÓVEL
O atual Gabinete do Poder Executivo foi, a princípio, projetado para ser a residência de Gabriel de Azevedo Junqueira. O imóvel, porém, não teve sua construção original terminada, em razão do falecimento de Olímpia, esposa do proprietário, em 1940. Em 1942, o então prefeito Henrique Cabral de Vasconcelos negociou a compra do imóvel pela Prefeitura. “Na época, não havia um gabinete exclusivo para o prefeito. Ele dividia espaço com a Câmara de Vereadores, no edifício número 204 da rua São João, onde, atualmente, funciona o Senac”, explicou o pesquisador Hediene Zara.

Com o sucesso da negociação, o Executivo ficou com o prédio que conta hoje com o gabinete do Executivo, além de um salão nobre para reuniões, três sacadas, oito salas para o funcionalismo, quatro banheiros, cozinha, uma despensa e estacionamento para 13 carros e 10 motocicletas.

Em 2021, a prefeita Maria Teresinha de Jesus Pedroza deu início ao processo nº 5732, junto ao Condephic, para restauração dos vitrais e de diversos detalhes arquitetônicos, desde a construção original.

Um dos itens que tem auxiliado nas pesquisas é o livro “História que salta aos olhos”, publicado por Zara, com recursos do ProAC (Programa de Ação Cultural), graças a um edital de 2020 que permitiu que a Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa financiasse a obra, que tem fotos antigas e atuais (produzidas pelo fotógrafo Nilton Queiroz). Os profissionais da BSP Arquitetos receberam exemplares das mãos do autor, que atualmente é diretor de Comunicação Social da Prefeitura: “O livro, com certeza, irá contribuir não só com a nossa profissão, como também na elaboração do laudo no qual estamos trabalhando. O livro é uma referência acadêmica credenciada para balizar os interesses de restauro e preservação deste e de outros imóveis”, observou o arquiteto Vinícius Oliveira.

- Advertisement -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisement -

Últimas Notícias

Ação Solidária: 351 Litros de Leite Doado para a Santa Casa de São João da Boa Vista

Santa Casa de Misericórdia de São João da Boa Vista recebe doação de 351 litros de leite O provedor da...
- Advertisement -

Artigos Relacionados

- Advertisement -