Sexta-feira, Julho 12, 2024

Orquestra Vereda Cultural prepara apresentações digitais das Quatro Estações de Vivaldi

Mais Falados

Guia Comercial

Rafael Arcuri
Rafael Arcuri
Rafael trabalha na redação do Fala São João desde sua fundação em 2012. Nos anos seguintes, ele liderou o setor de marketing da empresa e publicou mais de 4.000 artigos — um mix de notícias de última hora, notícias policiais, notícias políticas e muito mais.

Depois do sucesso das apresentações digitais dos ‘Concertos Didáticos’ (nos meses de fevereiro e março), a Orquestra de Câmara Vereda Cultural prepara, para abril, mais seis grandes eventos para os apreciadores da boa música clássica – ‘As Quatro Estações de Vivaldi’.

As apresentações serão gravadas e exibidas no canal do Youtube da Vereda Cultural. O projeto é contemplado pelo PROAC – Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo, através dos recursos da Lei Aldir Blanc, com a realização do Ministério do Turismo, Secretaria Especial de Cultura e Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa.

O grupo conta com músicos de diversas cidades da região, com os instrumentos Viola, Violino, Violoncelo, Contrabaixo, Cravo e Fagote. A direção artística e solo é do violinista Samuel Antunes, que, desde cedo, iniciou seus estudos musicais nos Estados Unidos.

Aos seis anos começou a aprender piano e, aos oito, violino. Com 18 anos, recebeu uma bolsa de estudos em música pela Alpine Artisan, na Universidade de Montana (USA). Voltando para o Brasil, se especializou no método de ensino Suzuki, iniciando trabalhos como educador musical, enquanto era spalla da orquestra do Centro Universitário UNASP.

Neste ano, Samuel lançou um álbum solo de violino, produzido por ele mesmo e gravado em parceria com a orquestra de St. Petersburgo, da Rússia, com arranjos musicais de Samuel Krähenbühl e Matt Riley.

Com cerca de 50 minutos de apresentação, As Quatro Estações (1723) é a obra mais conhecida do compositor italiano Antonio Vivaldi, estando entre as peças mais populares da música barroca mundial.

“Essa é a segunda vez que trazemos para o público a obra prima completa de Vivaldi, mas, dessa vez, em formato digital. A última temporada aconteceu em 2018 em 7 cidades do interior de São Paulo, incluindo o Circuito das Águas paulista”, relembra Vanessa Hanhela, coordenadora da Orquestra. 

As apresentações digitais estão previstas para ocorrer após o dia 20 de abril. Quanto às cidades e locais, tudo dependerá do atual momento da pandemia, por conta das fases do Plano São Paulo.

VEREDA CULTURAL – A Orquestra de Câmara Vereda Cultural tem como missão difundir a música instrumental em cidades do interior através de concertos gratuitos e acessíveis, preservando o legado de grandes compositores. Desde 2015, a Orquestra é mantida pela Associação Vereda Cultural, sem fins lucrativos, através de patrocínios, doações e desenvolvimento de projetos por leis de incentivo à cultura.

Qualquer pessoa ou empresa pode colaborar com a Associação, tornando-se um agente transformador pela cultura. Para mais informações, acesse as redes sociais da Vereda Cultural (Facebook e Instagram), pelo site www.vereda.org, ou ainda pelo telefone (19) 98404-9412.

- Advertisement -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisement -

Últimas Notícias

Jaime Splettstöser é empossado na Academia de Letras de São João da Boa Vista

Historiador meticuloso e incansável, Jaime Splettstöser Júnior foi empossado sábado (6 de junho) na Academia de Letras de São...
- Advertisement -

Artigos Relacionados

- Advertisement -