Quinta-feira, Abril 17, 2025

Mães que dão a luz na Santa Casa recebem a árvore da vida

Mais Falados

Guia Comercial

Rafael Arcuri
Rafael Arcuri
Rafael é o fundador e responsável pelo Jornal Fala São João, presente desde sua criação em 2012. Com uma atuação destacada no jornalismo, Rafael já publicou mais de 6.000 artigos, cobrindo uma ampla gama de assuntos, como notícias de última hora, ocorrências policiais e análises políticas, sempre comprometido em informar e conectar a comunidade de São João da Boa Vista e região.

Mães que dão à luz na Santa Casa de Misericórdia Dona Carolina Malheiros estão tendo a oportunidade de levarem para casa uma lembrança especial confeccionada logo após o nascimento do bebê. Trata-se de um desenho que simboliza a ‘árvore da vida’, feito a partir da placenta. No papel, são inseridas informações da data do parto, peso, estatura, nome da equipe de profissionais, além de frases de motivação para a família se recordar.

“O momento do parto é o momento mais aguardado pela mulher. Então, a gente tenta fazer desse momento o mais humanizado possível. Aí veio a ideia da árvore da vida, que é um marco único na vida da mulher”, afirmou a técnica de enfermagem, Jéssica Sfalcim Mimo.

“Quando a mulher sobe para a cesárea, a gente solicita o recém-nascido junto ao pediatra após ver que está tudo estável com o neném. Eu faço toda a higienização da placenta, retiro a parte do sangue, passo tinta guache, [utilizo] papel e carimbo. [Em seguida] eu escrevo, coloco a estatura, peso, frases, palavras de motivação e felicidades para o neném. As mães gostaram bastante. Elas falam que vão colocar no quadro porque é um momento único”, afirmou Jéssica Mimo.

O casal Reginaldo Pires e Silvia Felix teve a experiência de levar a lembrança para recordação. No dia 16 de fevereiro, 9h24 da manhã, nasceu –- por parto cesárea — a Letícia com 2.865 gramas e 45 centímetros. Embora seja pai de outros três filhos (homens), Pires viu de perto o nascimento da primeira filha no centro cirúrgico da Santa Casa.

“Por enquanto, só emoção. Para mim foi uma experiência muito grande. Muito agradecido a Deus e ao pessoal da Santa Casa por me dar esse privilégio de acompanhar o nascimento da Letícia”, disse emocionado Pires, que atua como motorista de ônibus.

Para receber a ‘árvore da vida’ basta que a mãe autorize a confecção da lembrança especial.

“A gente pergunta se mãe quer que seja feito o carimbo da placenta. É um marco na vida da mulher. Com o tempo, ela pode não se lembrar do nosso nome, mas vai lembrar que a gente deu um atendimento humanizado”, concluiu a técnica de enfermagem.

Foto da técnica de enfermagem, Jéssica Sfalcim Mimo responsável pelos desenhos/Assessoria Santa Casa.

- Advertisement -
- Advertisement -

Últimas Notícias

Pesca em Família vai soltar Peixes no Lago do Boulevard em Águas da Prata/SP

Prefeitura de Águas da Prata promove evento gratuito de pesca para toda a família A Prefeitura de Águas da Prata...
- Advertisement -

Artigos Relacionados

- Advertisement -