O Cursinho Popular Sanjoanense, criado pela Prefeitura, teve 223 inscritos para as 70 vagas disponíveis (média de 3,1 candidatos por vaga). A prova para seleção acontecerá na Unifae, no sábado, dia 9 de abril, das 9h às 11h30, com questões referentes às matérias de vestibular. Os inscritos têm entre 17 e 54 anos, sendo que 87% cursaram os três anos do Ensino Médio na rede pública. Mais de 74% dos interessados são do sexo feminino, sendo que 21,5% dos estudantes se inscreveram na cota para negros.
Já 2,3% dos participantes requereram vaga na cota para deficientes e serão especialmente atendidos pela organização. Além da Prefeitura, Unifae, Unesp, Instituto Federal e Academia Sanjoanense de Letras fazem parte da iniciativa. “É uma parceria importante, com professores e instituições que são referência na cidade. Atualmente, não temos nenhum cursinho pré-vestibular noturno em São João e este, fomentado pela Prefeitura, será gratuito, acessível e abrirá oportunidades para quem sonha com o Ensino Superior”, afirmou a prefeita Teresinha.
Na data da prova, os estudantes devem comparecer com 15 minutos de antecedência, portando RG ou CNH, além de lápis, borracha e caneta. Até o mês de maio, as aulas do Cursinho Popular Sanjoanense devem começar, em salas cedidas pela Unifae, preparando os estudantes para o Enem e para os principais vestibulares.