Segunda-feira, Outubro 14, 2024

Eu sou negra!!

Mais Falados

Guia Comercial

Sofia Rodrigues do Nascimento
Sofia Rodrigues do Nascimento
Sofia Rodrigues do Nascimento é presidente do Sinsaúde, Sindicato dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Saúde que abrange 172 municípios do interior paulista e um universo de 80 mil trabalhadores.

Um mês de consciência para plantar a semente da transformação

Por Sofia Rodrigues do Nascimento*

É cada vez mais notória a importância da cultura negra na formação da sociedade brasileira. Por mais que se tente negar, ou esconder essa condição natural, mais forte ela se faz presente. O Brasil foi construído pelo suor e dor dos negros. No mês da Consciência Negra, o mínimo que se espera é a valorização da pessoa negra e o reconhecimento da sua importante contribuição para nossa sociedade. Um reconhecimento que deveria estar presente no dia a dia dos brasileiros, sem precisar criar uma data especial

Infelizmente, negros e negras ainda sofrem com a pouca representatividade, o racismo e o preconceito, muitas vezes velado e disfarçado de opinião ou brincadeira. A cada dia temos exemplos do racismo estrutural no país, e mostra que temos muito a lutar para que o Brasil alcance um nível digno de igualdade racial e social. 

Antes de tudo, quero dizer que sou negra, com muito orgulho, e me solidarizo com a vereadora negra Paolla Miguel, vítima recente de racismo durante sessão na Câmara Municipal de Campinas. Paolla foi xingada de “preta lixo” em pleno mês que celebra a Consciência Negra, mostrando que o racismo continua forte e presente no Brasil. Neste contexto, é importante lembrar que Campinas foi a última cidade do país a abolir a escravidão. 

A pessoa que cometeu essa violência integrava um grupo que foi à Câmara protestar contra a vacina anti-Covid-19. O repertório do grupo incluía também palavras de ordem como “vacina mata”. 

É inadmissível que esse tipo de comportamento ainda exista. No entanto, é compreensível que essas agressões aflorem na gestão do atual governo federal, que desrespeita índios, gays, negros ou qualquer um que contrarie sua ideologia e conservadorismo. 

O exemplo mais evidente foi colocar Sérgio Camargo como presidente da Fundação Palmares, até então, uma instituição símbolo do movimento negro. Camargo é negro, mas defende o fim do movimento negro e já declarou que a escravidão fez bem para os negros. 

Vivemos um tempo de exaltação ao ódio, racismo e intolerância. 

Dói na pele ver as tentativas de destruírem nossas conquistas com tanta ênfase como vem ocorrendo nos últimos dois anos. Por isso, é importante aproveitar o mês da Consciência Negra para refletir, reconhecer e valorizar a luta dos negros, da cultura negra e suas contribuições na constituição de nossa sociedade.  

O dia 20 de novembro, escolhido em 1978 para marcar o Dia da Consciência Negra, além de homenagear as culturas e lutas dos povos negros, reforça a importância de a sociedade refletir e agir para combater o racismo estrutural no país. 

Graças ao esforço do movimento negro, a data vem sendo cada vez mais lembrada pela sociedade brasileira. Eventos e debates são realizados Brasil afora a fim de combater o racismo e promover a igualdade racial. O Sinsaúde, que tem entre os trabalhadores associados uma grande parcela de negros, principalmente mulheres, promove sistematicamente a igualdade social e racial. 

Todos temos a mesma cor. E assim devemos ver. 

Obviamente, não é em um mês que se retira preconceitos tão profundamente enraizados na cultura brasileira, mas é o ponto de partida para plantar a semente da transformação. Resistimos à escravidão e com certeza vamos resistir e triunfar com nossa cor, com nossa pele, em nossa busca implacável pela igualdade social e racial. 

Eu sou negra.

*Sofia Rodrigues do Nascimento é presidente do Sinsaúde, Sindicato que representa 80 mil trabalhadores em estabelecimentos de saúde de 172 cidades do interior de São Paulo.

- Advertisement -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisement -

Últimas Notícias

Jovem de 24 anos morre em trágico acidente após carro destruir poste em Vargem Grande do Sul

Passageira de carro morre após colisão com poste em Vargem Grande do Sul Uma jovem de 24 anos morreu em...
- Advertisement -

Artigos Relacionados

- Advertisement -