Quinta-feira, Novembro 21, 2024

Descubra a Nova Carteira de Trabalho Digital: O Que Você Precisa Saber!

Mais Falados

Guia Comercial

Rafael Arcuri
Rafael Arcuri
Rafael é o fundador do blog Fala São João, onde atua desde sua criação em 2012. Ao longo dos anos, ele publicou mais de 5.000 artigos sobre uma ampla gama de temas, incluindo notícias de última hora, acontecimentos policiais e questões políticas, entre outros.

A Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) agora será, preferencialmente, emitida na forma digital, substituindo assim a versão em papel.

A carteira de trabalho digital possui a mesma função que a versão tradicional, mas é disponibilizada em formato eletrônico e utiliza o número do CPF como identificação única.

É importante ressaltar que você deve conservar a versão física do documento, pois ela é necessária para comprovar os registros das empresas em que atuou e o tempo de serviço prestado.

Embora o aplicativo da carteira de trabalho exista desde 2017, a inovação é que agora a versão digital pode substituir a versão em papel.

Vale destacar que a carteira digital não pode ser utilizada como documento de identidade; sua validade é restrita ao registro de contratos de trabalho.

Mudanças para os trabalhadores com a carteira digital

A carteira de papel continuará a ter validade! Se você já possui uma carteira de trabalho em papel, também pode optar pela versão digital.

O governo aconselha que você mantenha o documento físico, pois poderá ser necessário para futuras comprovações.

Ademais, se você for contratado por uma empresa que não adota o sistema eSocial, ainda será necessário apresentar a versão física para assinatura.

A boa notícia é que a maioria das empresas já utiliza o eSocial. Portanto, ao ser contratado, você não precisará mais apresentar o documento em papel.

Basta informar à empresa o número do seu CPF, e o registro será realizado digitalmente.

Após a ativação da carteira digital, todas as informações relativas ao seu contrato de trabalho serão registradas nesse documento.

É importante observar que o número da nova carteira será o seu CPF, não havendo a inclusão do número da versão em papel.

A carteira digital já está disponível para todos os brasileiros e estrangeiros que possuam CPF. Veja a seguir como acessá-la.

Como se cadastrar e acessar a carteira de trabalho digital?

Veja o passo a passo para ativar a sua carteira digital:

  1. Acesse o site servicos.mte.gov.br ou baixe o aplicativo CTPS Digital. Em seguida, clique no botão azul “Quero me cadastrar”.
  2. Se você já possui uma senha cadastrada nos sistemas acesso.gov.br, Sine Fácil ou Meu INSS, clique em “Já tenho cadastro”, insira seu CPF, clique em próxima, continue e digite a senha.
  3. Para o primeiro acesso, será necessário preencher um formulário com CPF, nome completo, telefone e e-mail. Clique em “Não sou um robô”, aceite os termos de uso e clique em “Continuar”.
  4. Você será direcionado a um questionário com cinco perguntas sobre sua trajetória profissional. Após respondê-lo, receberá uma senha temporária que deverá ser alterada no primeiro acesso.
  5. Na próxima tela, você verá as opções “Informações pessoais” ou “Carteira de Trabalho Digital”. Ao clicar em “Informações pessoais”, terá acesso aos seus dados. Se escolher “Carteira de Trabalho Digital”, visualizará as últimas anotações do seu emprego atual, como férias e alterações salariais, além de todos os contratos de trabalho formalizados, com ocupações, salários e períodos. Ao clicar em “Detalhar” ao lado de cada registro, você verá informações específicas de cada empresa.

E se você não conseguir se cadastrar?

Caso não consiga gerar a senha para acessar pelo aplicativo ou pela internet, também é possível realizar o cadastro pelo seu banco na internet, em caixas eletrônicos da Caixa ou Banco do Brasil, ou em uma das unidades do Ministério da Economia.

Importância da carteira de trabalho digital

Além de facilitar o acesso às informações, a carteira digital permite que você tenha acesso atualizado aos seus registros na empresa.

Assim, é possível verificar se as datas de registro, salários e outras informações foram cadastradas corretamente.

Com certeza, isso otimizará o processo de solicitação de benefícios do INSS, já que todos os dados estarão online e de fácil acesso para você.

- Advertisement -
- Advertisement -

Últimas Notícias

São João conquista Ouro no Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização

A cidade de São João da Boa Vista celebra mais um marco na educação municipal ao conquistar a categoria...
- Advertisement -

Artigos Relacionados

- Advertisement -