O Departamento de Cultura da Prefeitura de São João da Boa Vista trabalhou em 2021 para trazer o máximo possível de atrações para a cidade nas mais diversas áreas, como na música, no teatro e na dança.
Em um ano de muitas incertezas, muitos dos eventos produzidos, principalmente no Theatro Municipal, foram possíveis graças ao grande esforço das equipes dos departamentos de Cultura e Turismo, além da Associação Comercial e Empresarial (em especial na programação de Natal).
Todas as atrações, sejam elas menores ou as maiores, tiveram seu destaque dentro da programação cultural da cidade. É possível notar o sucesso de eventos como a 44ª Semana Guiomar Novaes, contando com o músico Sérgio Britto e a etapa final do Concurso de Piano Guiomar Novaes; o Festival Regional de Teatro, que retomou as premiações em dinheiro; a 7ª edição do Encontro de Guitarristas e Contrabaixistas, que teve como convidado João Barone, baterista do Paralamas do Sucesso; e a programação do Natal Mágico, com mais de 40 eventos, encerrado no último dia 23.
Destacam-se também os festivais de dança e apresentações que trouxeram as pessoas de volta ao Theatro Municipal, vide o sucesso dos espetáculos “Dança São João”, “Quebra Nozes”, “Rei Leão” e “A Pequena Sereia no Reino de Atlântida”. É importante também destacar as exposições realizadas no hall de entrada do Theatro, algo que não era feito há muito tempo e que foram responsáveis por mostrar que o espaço é aberto a qualquer um que deseje apresentar seu trabalho artístico.
“Mesmo com as estruturas do Theatro danificadas, a falta de manutenção e a falta de investimentos em melhorias durante anos, a Prefeitura, por meio do Departamento de Cultura, foi capaz de realizar tais eventos sem problemas, mantendo na ativa um dos maiores patrimônios da cidade. Também fizemos diversos reparos, como a troca dos pisos do subsolo e da lateral do espaço. Espera-se que, em 2022, o Theatro Municipal possa receber ainda mais os artistas da cidade e da região, mostrando que São João da Boa Vista é uma cidade cultural”, destaca João Guilherme Pellegrini, diretor de Cultura do município.