O Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp), referência em apoio à indústria paulista, realizou nesta segunda-feira (04) seu processo eleitoral para o ciclo 2026-2029. O empresário Rafael Cervone foi reeleito presidente da entidade, que se aproxima de um marco histórico: 100 anos de atuação, a serem completados em 2028.
Com mais de 8 mil empresas associadas, o Ciesp atua com força em todo o estado promovendo digitalização de empresas, consultorias gratuitas para indústrias, programas de descarbonização, e a defesa dos interesses do setor industrial em esferas municipais, estaduais e federais.
Iniciativas estratégicas e resultados concretos
Durante o atual mandato (2022–2025), a entidade ampliou significativamente seu escopo de atuação:
- Expansão da Câmara de Conciliação, Mediação e Arbitragem Ciesp/Fiesp, com novos polos regionais;
- Acordo com o governo paulista para uso de precatórios e créditos de ICMS em quitação de dívida ativa;
- Apoio à nova fase do Acordo Paulista, que permite parcelamento de débitos em até 145 vezes, com descontos de até 100% em encargos;
- Participação na ampliação da linha BNDES Mais Inovação, com R$ 2,5 bilhões disponíveis em 2024 com juros reduzidos;
- Apoio ao programa Brasil Mais Produtivo, com meta de digitalizar 93 mil empresas até 2027.
Transformação digital e sustentabilidade
Outro destaque é a Jornada de Transformação Digital, oferecida gratuitamente para indústrias com faturamento anual de até R$ 8 milhões. O programa oferece oito etapas de consultoria, com ganhos médios de 40% em produtividade e 10% em desempenho energético.
Já no campo da sustentabilidade empresarial, o Ciesp tem sido protagonista ao fomentar a Jornada de Descarbonização, voltada a pequenas e médias indústrias, com foco na redução das emissões de gases de efeito estufa.
Ações emergenciais e infraestrutura
Em resposta à crise hídrica em regiões como Rio Claro, o Ciesp atuou com ações emergenciais, como distribuição de redutores de vazão e integração com gabinetes de crise. Também atuou junto a concessionárias e órgãos de infraestrutura para melhorias logísticas no Estado.
Reforma tributária e atuação nacional
A entidade tem papel ativo na discussão da reforma tributária, defendendo uma alíquota justa e equilibrada e apoiando a manutenção da trava de 26,5% até 2033, visando preservar a competitividade da indústria.
O reconhecimento veio também no Senado Federal, que homenageou o Ciesp em 2024 por sua contribuição à inovação tecnológica, competitividade industrial e transição verde.
Representatividade em São João da Boa Vista
Na Diretoria Regional de São João da Boa Vista, foram eleitos:
- Luís Otávio de Mendonça Castilho – Diretor-titular;
- Adriano Fontão Alvarez e Emiliana Rodrigues Beraldo – Diretores-Adjuntos.

Pedro Domingos Tavares, que deixa a titularidade da regional, assume agora como conselheiro estadual, ao lado de Wagner José Beraldo, mantendo a forte representação da região na diretoria estadual.