Domingo, Agosto 10, 2025

Ciesp reelege Rafael Cervone presidente e foca na inovação e fortalecimento da indústria rumo ao centenário

Mais Falados

Guia Comercial

Rafael Arcuri
Rafael Arcuri
Rafael é o fundador e responsável pelo Jornal Fala São João, presente desde sua criação em 2012. Com uma atuação destacada no jornalismo, Rafael já publicou mais de 6.000 artigos, cobrindo uma ampla gama de assuntos, como notícias de última hora, ocorrências policiais e análises políticas, sempre comprometido em informar e conectar a comunidade de São João da Boa Vista e região.

O Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp), referência em apoio à indústria paulista, realizou nesta segunda-feira (04) seu processo eleitoral para o ciclo 2026-2029. O empresário Rafael Cervone foi reeleito presidente da entidade, que se aproxima de um marco histórico: 100 anos de atuação, a serem completados em 2028.

Com mais de 8 mil empresas associadas, o Ciesp atua com força em todo o estado promovendo digitalização de empresas, consultorias gratuitas para indústrias, programas de descarbonização, e a defesa dos interesses do setor industrial em esferas municipais, estaduais e federais.

Iniciativas estratégicas e resultados concretos

Durante o atual mandato (2022–2025), a entidade ampliou significativamente seu escopo de atuação:

  • Expansão da Câmara de Conciliação, Mediação e Arbitragem Ciesp/Fiesp, com novos polos regionais;
  • Acordo com o governo paulista para uso de precatórios e créditos de ICMS em quitação de dívida ativa;
  • Apoio à nova fase do Acordo Paulista, que permite parcelamento de débitos em até 145 vezes, com descontos de até 100% em encargos;
  • Participação na ampliação da linha BNDES Mais Inovação, com R$ 2,5 bilhões disponíveis em 2024 com juros reduzidos;
  • Apoio ao programa Brasil Mais Produtivo, com meta de digitalizar 93 mil empresas até 2027.

Transformação digital e sustentabilidade

Outro destaque é a Jornada de Transformação Digital, oferecida gratuitamente para indústrias com faturamento anual de até R$ 8 milhões. O programa oferece oito etapas de consultoria, com ganhos médios de 40% em produtividade e 10% em desempenho energético.

Já no campo da sustentabilidade empresarial, o Ciesp tem sido protagonista ao fomentar a Jornada de Descarbonização, voltada a pequenas e médias indústrias, com foco na redução das emissões de gases de efeito estufa.

Ações emergenciais e infraestrutura

Em resposta à crise hídrica em regiões como Rio Claro, o Ciesp atuou com ações emergenciais, como distribuição de redutores de vazão e integração com gabinetes de crise. Também atuou junto a concessionárias e órgãos de infraestrutura para melhorias logísticas no Estado.

Reforma tributária e atuação nacional

A entidade tem papel ativo na discussão da reforma tributária, defendendo uma alíquota justa e equilibrada e apoiando a manutenção da trava de 26,5% até 2033, visando preservar a competitividade da indústria.

O reconhecimento veio também no Senado Federal, que homenageou o Ciesp em 2024 por sua contribuição à inovação tecnológica, competitividade industrial e transição verde.

Representatividade em São João da Boa Vista

Na Diretoria Regional de São João da Boa Vista, foram eleitos:

  • Luís Otávio de Mendonça Castilho – Diretor-titular;
  • Adriano Fontão Alvarez e Emiliana Rodrigues Beraldo – Diretores-Adjuntos.

Pedro Domingos Tavares, que deixa a titularidade da regional, assume agora como conselheiro estadual, ao lado de Wagner José Beraldo, mantendo a forte representação da região na diretoria estadual.

- Advertisement -
- Advertisement -

Últimas Notícias

Dois acidentes graves deixam adolescentes mortos em Mogi Mirim e Espírito Santo do Pinhal

Na tarde desta quarta-feira (06) e na noite de quinta-feira (07), duas tragédias no trânsito chocaram moradores de Mogi...
- Advertisement -

Artigos Relacionados

- Advertisement -