Quarta-feira, Junho 29, 2022

Brincar é a essência da infância e fortalece vínculos positivos

Mais Falados

Unidade Básica de Saúde da Vila 1º de Maio é inaugurada

A Unidade Básica de Saúde da Vila 1º de Maio foi inaugurada na manhã de hoje (23), com muita...

Desfile em comemoração aos 198 anos de São João homenageia os profissionais da saúde

Na última sexta-feira, dia 24, São João da Boa Vista comemorou os 198 anos da sua fundação, e neste...

Hoje terça-feira (28) São João da Boa Vista terá debate sobre saúde e educação na Câmara dos Vereadores

A Câmara Municipal de São João da Boa Vista realizará nesta terça-feira, 28/06/2022, duas reuniões públicas para debater assuntos...
Rafael Arcuri
Rafael trabalha na redação do Fala São João desde sua fundação em 2012. Nos anos seguintes, ele liderou o setor de marketing da empresa e publicou mais de 4.000 artigos — um mix de notícias de última hora, notícias policiais, notícias políticas e muito mais.

Brincadeiras ajudam crianças a resistir às situações de crise, dando repertório para enfrentar as tensões cotidianas

A infância é a principal etapa da vida do ser humano; é nessa fase que se aprende os valores que são levados para a vida toda. Dessa forma, é imprescindível construir vínculos positivos nas relações de aprendizagem dos pequenos. A brincadeira, por exemplo, possibilita à expressão das emoções da criança, promove o conhecimento e auxilia no desenvolvimento da parte motora e de sua inteligência. 

Diversas pesquisas apontam que as crianças usam o brincar como forma de resistir às situações de crise, dando repertório para enfrentar as tensões cotidianas. Isto é, ajudam a lidar com as diversas violações de direitos pelas quais passam. Sabendo da importância dos jogos educativos e brincadeiras na aprendizagem, a Legião da Boa Vontade (LBV) promoverá uma série de atividades durante a Semana Mundial do Brincar em todas as suas unidades socioeducacionais com o tema “Confiar na Força do Brincar”.

A semana faz parte de uma grande mobilização que ocorre em vários países para sensibilizar a sociedade sobre a importância da brincadeira e a essência da infância. A iniciativa é promovida anualmente pela Aliança pela Infância em parceria com dezenas de outras organizações sociais. 

Todas as atividades promovidas pela LBV são ricas em experiências reflexivas, vivências lúdicas, culturais, artísticas e esportivas e constituem excelentes meios de expressão, de interação, de convivência e de proteção social para as meninas e os meninos assistidos. Na luta pela garantia dos direitos de seus atendidos, as ações da Entidade ainda propiciam a eles formação cidadã, conforme preconiza o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Em Campinas/SP, as atividades recreativas ocorrerão entre os dias 24 e 27 de maio nos Centros Comunitários de Assistência Social da Instituição, localizados na Rua Professora Maria Cecília Tozzi, 391 – Vila Rica e Rua Nelson Barbosa da Silva, 289 – Jd. Profilurb. Saiba como ajudar a transformar para melhor a vida de milhares de crianças e adolescentes, que se encontram em situação de vulnerabilidade social, acessando o site www.lbv.org.br.

- Advertisement -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisement -

Últimas Notícias

Unidade Básica de Saúde da Vila 1º de Maio é inaugurada

A Unidade Básica de Saúde da Vila 1º de Maio foi inaugurada na manhã de hoje (23), com muita...
- Advertisement -

Artigos Relacionados

- Advertisement -