Terça-feira, Dezembro 3, 2024

Rodízio de coração

Mais Falados

Guia Comercial

Marcelo Pirajá Sguassábia
Marcelo Pirajá Sguassábia
Redator publicitário há mais de 30 anos. Prêmios Colunistas, Profissionais do Ano, Prêmio Abril de Publicidade, Top Rac, MidiaFestival, Central de Outdoor, Festvídeo, Show-up Meio&Mensagem e outros.

Sejamos francos e façamos história crítica: não foi amor ao país, mas à coroa portuguesa. Sim, uma portuguesa já de meia idade e com uns estragados aqui e ali, mas que ainda rendia um bom caldo.

Com ela, Dom Pedrito Primeiríssimo (ou Dom Pedrito IV em terras lusas) traiu ao mesmo tempo a Leopoldina e a Marquesa. O que prova que o coração do imperador era grande, metaforicamente falando. E dentro da média, em termos anatômicos, como todos podem comprovar em um palácio da capital federal, onde ficará exposto até o dia 7 – retornando à cidade de origem já na manhã seguinte à data do bicentenário da independência.

Até lá, segue o baile. A Semana da Pátria periga virar semana do pária, quando aquele um, filho predileto do coisa-ruim, tentará tirar todo o proveito que puder do coraçãozinho mole e da cabecinha fraca do povo. Tal qual uma tocha olímpica, pode ser que a coisa desfile em carro aberto pelas capitais dos estados. Ô, Glória! Isso sim é o que se poderia chamar de rodízio de coração. Passará o mandatário de moto, cercado como de praxe pelos harlleyros de Higienópolis, ostentando o pedaço de carne em conserva. Como se o picles cardíaco fosse o Santo Graal. E como se alguém estivesse dando a mínima para a coisa… ô dó!

Quem sabe se tente um fake-heart, já que de fake o mandatário entende. Abre-se o vidro do receptáculo, remove-se a relíquia e troca-se, quando da devolução à nação-irmã, por uma réplica. Plebeia, é verdade, mas em estado de conservação semelhante ao órgão original. Tão idêntico que ninguém perceberá a diferença.

Outra alternativa seria uma tomada de posse, pura e simples. Comunica-se ao governo português o sequestro do músculo e pronto, estamos conversados. Se os bigodudos e bigodudas quiserem tirar satisfação, que venham. Encontrarão um varonil exército pronto a defender seus mártires.

Esta é uma obra de ficção.

© Direitos Reservados

- Advertisement -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisement -

Últimas Notícias

Homens atendidos pela ABRAPEC participam de palestra preventiva no Novembro Azul

Dando continuidade à Campanha Novembro Azul em São João da Boa Vista, um grupo de homens que mensalmente recebe...
- Advertisement -

Artigos Relacionados

- Advertisement -