Sexta-feira, Fevereiro 23, 2024

Vereadores Belloni e Bira entram em controvérsia na câmara dos vereadores e caso ganha repercussão

Mais Falados

Guia Comercial

Carmela Palhares
Carmela Palhareshttp://www.gazetanoar.com.br/website/
Carmela Palhares é jornalista e dirige a tradicional Gazeta de São João. Carmela oferece contribuições ao Portal Fala São João em forma de matérias e comentários políticos, principalmente sobre São João da Boa Vista e região.

O Legislativo de São João tem sido nos últimos tempos palco de muitas controvérsias, e foco de atenção da população. Por questões nada elegantes, respeitosas e de coerência.

São 15 vereadores. Dez deles que formam o apoio à prefeita. Apoio incondicional. Poucos mais destacados e maioria na “onda” do “fazer tudo que o mestre mandar”.

Já se viu de tudo na Casa de Leis, principalmente de votos favoráveis em iniciativas dos vereadores, mas recuo quando a prefeita veta os projetos. Aí muda tudo, e o grupo de apoio que votou a favor do projeto muda de opinião e acata o veto da prefeita.

Votação de projetos com voto contrário que não é registrado, mas retificado semanas depois. Aceitar vistas a projetos em “um minuto”. Dá para analisar um documento em um minuto? Sem enumerar outras questões, vamos aos dois vereadores do título, e aos fatos que os realçam neste momento.

Bira, o presidente do Legislativo, faz parte do grupo de apoio à prefeita. É um dos 10 do bloco.

Belloni é do grupo que contesta várias posições nas votações dos projetos do Executivo. É um do grupo de 5 vereadores oposicionistas.

Bira tem destaque maior porque tem a “caneta” nas mãos como Presidente. E na campanha eleitoral, apesar de seu partido ter se coligado com a candidatura da prefeita, se manteve a distância. Aderiu plenamente a Prefeita Teresinha depois que ela foi eleita e tomou posse.

Como presidente do Legislativo, cargo que assumiu em janeiro deste ano, foi protagonista de várias medidas quando começaram as críticas sobre o aumento do IPTU. Uma delas foi suspender comentários da população nas redes sociais da Câmara Municipal. Outra foi fazer cumprir o limite de pessoas no auditório, dificultar o trabalho da imprensa, desqualificar repórteres no cumprimento da missão de informar, bater boca com pessoas do auditório …Belloni não achou correta esta atitude, principalmente quanto a não permitir a manifestação da população com comentários nas redes sociais. E fez uma representação ao Ministério Público.

E para encaminhar o documento ao MP, Belloni utilizou papel timbrado da Câmara Municipal, fornecido por funcionário da Casa.

Bira não gostou e na sessão desta segunda-feira, 18 de abril, anunciou que encaminharia o caso para a Comissão de Ética, isto é, para apurar se Belloni está certo ou errado.

Bira disse ainda que o ofício não passou por nenhum funcionário, pela Mesa da Câmara e acusou que o oficio com papel timbrado foi usado de forma ilícita. Belloni alega que tanto o número do ofício como o papel timbrado forma entregues ao vereador pelo Diretor Legislativo da Casa, responsável pelos documentos. E que sua representação ao MP está fundamentada na Constituição Federal que garante ao cidadão o direito a livre manifestação, e ainda proíbe a censura por motivos políticos ou ideológicos. E justificou que sua iniciativa é para sanar uma medida truculenta da Presidência do Legislativo e evitar retrocesso social.

Além disso, ele é vereador, eleito, diplomado pela Justiça Eleitoral e empossado conforme manda a Lei, e no exercício de seu mandato pode usar papel timbrado da Câmara Municipal, assim como todos os outros vereadores.

Mandar o caso para a Comissão de Ética significa que Belloni pode ser punido até com a cassação de seu mandato. Como esta nova posição do vereador Bira vai terminar…não se sabe, mas é claro que é mais uma atitude para tentar blindar manifestações contrárias contra o bloco dos 10 vereadores que formam o grupo de apoio à prefeita.

É isso. Quem tem razão? BELLONI ou BIRA?

Fotos: vereadores Belloni e Bira da Assessoria da Câmara Municipal.

- Advertisement -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisement -

Últimas Notícias

Biografia de Ir. Clemente: Uma Jornada de Fé, Serviço e Devoção

Consagração do Santíssimo Redentor - Província Nossa Senhora Aparecida IRMÃO CLEMENTE C.Ss.R.(WALDEMAR ÚRSULA DE JESUS) *21.10.1933 +20.02.2024Nasceu no dia...
- Advertisement -

Artigos Relacionados

- Advertisement -