Segunda-feira, Junho 17, 2024

UNIFAE e Fer-Alvarez fecham projeto de parceria

Mais Falados

Guia Comercial

Rafael Arcuri
Rafael Arcuri
Rafael trabalha na redação do Fala São João desde sua fundação em 2012. Nos anos seguintes, ele liderou o setor de marketing da empresa e publicou mais de 4.000 artigos — um mix de notícias de última hora, notícias policiais, notícias políticas e muito mais.

A empresa sanjoanense Fer Alvarez fechou uma parceria com a UNIFAE, quinta-feira (25). Com o convênio, que foi oficializado no Centro de Tecnologia, Engenharia e Pesquisa (CETEP), a instituição de ensino vai aplicar avaliações de resistência e qualidade nos materiais utilizados pela companhia.

O reitor da UNIFAE, Prof. Dr. Marco Aurélio Ferreira, explica como o acordo vai beneficiar os estudantes dos cursos de Engenharia. “Isso, para a gente, é de grande valia, pois eles terão a oportunidade de vivenciar, na prática, o que os engenheiros produzem na indústria. Junto aos professores, os alunos vão utilizar a estrutura do CETEP para averiguar a qualidade dos produtos da Fer Alvarez. 

O consultor técnico e metalurgista Antônio Luiz de Costa Mendes, que foi um dos representantes da empresa, destacou outro benefício do acordo. “Como o portfólio da siderúrgica é aço especial, esses testes dão condições para que a FerAlvarez atenda um mercado específico e especial, como a indústrias automobilísticas.”

Na oportunidade, os representantes da empresa e da reitoria puderam acompanhar a análise de uma placa de metal. “Fizemos um ensaio de tração, que permite coletar dados importantes sobre o material”, explica o Prof. Dr. Marcolino Fernandes Neto, coordenador do curso de Engenharia Civil.

A parceria também vai contribuir com projetos de desenvolvimento científicos propostos pela nova reitoria do Centro Universitário.

“É importante nos abrir para outras pesquisas, como da inovação de tecnologia, por que isso contribui para o crescimento da UNIFAE e de toda região”, disse a Pró-reitora de pós-graduação e pesquisa, Profa. Dra. Laura Ferreira de Rezende Franco.

O convênio foi ainda mais especial para os engenheiros Anderson Luiz Barbosa Montora (Gerente industrial) e Rafael Luiz Casarini Ricador (Gestor da qualidade), que se formaram na UNIFAE e atualmente trabalham na Fer Alvarez. Eles tiveram a oportunidade de acompanhar a assinatura da parceria.

“É muito bacana retornar à Instituição e notar todo o avanço que ela teve. Com certeza as novas turmas terão acesso a muitos equipamentos e máquinas de qualidade”, disse Anderson. Já para o Rafael, o sentimento é de nostalgia. “Dá até uma saudade. Estou feliz por que hoje consigo colocar todo meu conhecimento em prática, aplicando tudo que aprendi na instituição”, afirma.

FER ALVAREZ – Com mais de 52 anos, a Fer Alvarez teve início em 1964 com a sua primeira atividade: a comercialização de sucata. Hoje, atua em diversas áreas, produtos siderúrgicos, serviços e comércio de ferros gerais.

CETEP – Além das aulas teóricas, os estudantes da UNIFAE contam com o Centro de Tecnologia, Engenharia e Pesquisa (CETEP), onde equipes multidisciplinares compostas por professores e alunos têm oportunidade de desenvolver pesquisas de iniciação científica e projetos que visam atender as demandas do mercado e das empresas.

- Advertisement -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisement -

Últimas Notícias

Médico Leonardo Fontanezzi do Posto de Saúde do Sto Antonio Recebe Título de Cidadão Sanjoanense

São João da Boa Vista, 12 de junho de 2024 - A Câmara Municipal de São João da Boa...
- Advertisement -

Artigos Relacionados

- Advertisement -