Os trabalhadores do Hospital e Maternidade Unimed de São João da Boa Vista, com apoio do Sindicato dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Saúde (Sinsaúde), marcaram um protesto em frente à unidade no próximo dia 15, a partir das 6h, contra a demissão de 30 funcionários que trabalhavam nos setores de copa e cozinha.
“Até o momento são em torno de 30 funcionários, mas temos informações que mais demissões serão feitas pela Unimed em outros setores”, declarou a presidente da subsede do Sinsaúde em São João da Boa Vista Damaris Bertuqui Cavinatti.
A Unimed demitiu os trabalhadores para terceirizar os dois setores sem entrar em contato com o Sinsaúde, que representa a categoria, para negociar uma solução para o problema.
“Infelizmente, o serviço terceirizado não terá a mesma qualidade dos profissionais que foram dispensados, em virtude da adaptação do ambiente e qualificação adquirida ao longo dos anos de experiência”, explica Paulo Gonçalves, diretor de assuntos jurídicos do Sinsaúde.
Por este motivo e pelo descaso com os trabalhadores que serviram por tantos anos, o Sinsaúde é contra a terceirização, que causa a precarização do atendimento à população. Estes trabalhadores, representados pelo Sinsaúde, foram demitidos pela empresa que diz prezar pela qualidade médica em seus serviços e com selo de qualidade ONA (Organização Nacional de Acreditação), além de ser um dos planos de saúde mais caros da região.
“As demissões ocorrem em um momento crucial, em que a Covid-19 volta a assolar a população e principalmente os profissionais da saúde. O Sinsaúde repudia veemente a conduta da Unimed, que contraria a luta sindical por condições dignas para a categoria da saúde”, afirma a presidente do Sinsaúde, Sofia Rodrigues do Nascimento.
A manifestação além dos profissionais da saúde, representantes do sindicato da categoria contra as demissões, podem também ter a adesão da população, de qualquer pessoa interessada no assunto. A manifestação está marcada para a próxima terça-feira, dia 15 de fevereiro, a partir das 6h defronte ao hospital Unimed.