Método é usado para tratar feridas infectadas e/ou com necrose
A volta às aulas práticas dos estudantes dos cursos da área da saúde têm sido marcada por reencontros e grandes oportunidades de aprendizagem. Exemplo disso é a atividade realizada sexta-feira (21) por graduandos em Enfermagem, que aprenderam uma a técnica de desbridamento, procedimento importante para o tratamento de uma ferida com tecido necrosado e infectado.
O tecido necrótico possui excessiva carga bacteriana e células mortas que inibem a cicatrização. O Desbridamento ou debridamento é a técnica de remoção dos tecidos inviáveis através dos tipos autolitico, enzimático, mecânico ou cirúrgico. O método é ensinado apenas em grandes centros educacionais como o Hospital Israelita Albert Einstein e a Universidade de São Paulo (USP).
Para a estudante Elizana Guarnieri, do terceiro semestre, atividades como essa são essenciais. “O debridamento acelera a cicatrização da ferida. Muitas vezes o curativo é feito de maneira supérflua, então saber essa técnica é bom para a gente e muito melhor para o paciente”, afirma.
Já o graduando Jhonatas Patrick lembra que ensinamentos desse porte são difíceis de encontrar. “O Desbridamento é parte da grade da Enfermagem, em outros lugares é algo extra. Nós vamos encontrar muitos pacientes que precisam desse cuidado, então se a gente chegar sem esse preparo podemos causar um ferimento ou algo a mais, então é muito importante ter essa prática.
Estude Enfermagem na UNIFAE – Se você deseja fazer uma faculdade, conecte-se à UNIFAE agora e transforme seu futuro. Vestibular de Inverno e transferência com inscrições até 29/05. Inscreva-se agora! Informações pelo Tel./WhatsApp: (19) 3638-0240 ou pelo site: https://www.fae.br/vestibular/