Quarta-feira, Setembro 10, 2025

Secretaria de Saúde alerta sobre prevenção à Febre Maculosa em São Paulo

Mais Falados

Guia Comercial

Rafael Arcuri
Rafael Arcuri
Rafael é o fundador e responsável pelo Jornal Fala São João, presente desde sua criação em 2012. Com uma atuação destacada no jornalismo, Rafael já publicou mais de 6.000 artigos, cobrindo uma ampla gama de assuntos, como notícias de última hora, ocorrências policiais e análises políticas, sempre comprometido em informar e conectar a comunidade de São João da Boa Vista e região.

A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo reforça a importância da prevenção da Febre Maculosa, doença transmitida por carrapatos, principalmente da espécie Amblyomma sculptum. O alerta é especialmente relevante entre os meses de maio e outubro, período de maior atividade dos carrapatos.

A Febre Maculosa é uma doença grave que pode evoluir rapidamente se não for tratada. Por isso, a população deve adotar medidas de proteção, principalmente em áreas rurais, trilhas, margens de matas e regiões com vegetação alta, que são consideradas de alto risco de transmissão.

Entre as principais recomendações estão:

  • Utilizar roupas claras, de mangas longas, calças com barras dentro das meias ou botas;
  • Evitar áreas com vegetação densa ou margens de matas sem proteção adequada;
  • Aplicar repelentes em áreas expostas da pele e sobre roupas;
  • Inspecionar cuidadosamente o corpo e as roupas após visitar áreas de risco, verificando a presença de carrapatos;
  • Manter-se informado sobre os sintomas da Febre Maculosa e medidas preventivas;
  • Procurar atendimento médico imediato ao apresentar sintomas compatíveis, como febre súbita, dor de cabeça intensa, dores musculares e mal-estar, especialmente após contato com áreas de risco ou carrapatos.

O coordenador do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de São João da Boa Vista, Hercules Fonseca, destacou que o órgão já realizou o mapeamento de áreas de risco no município. Esses locais estão identificados com placas orientativas, e a população deve evitar permanecer nessas áreas, inclusive não levando animais de estimação para esses locais.

A atenção à prevenção é fundamental para reduzir casos da doença, que, embora rara, pode levar a complicações graves se não for tratada rapidamente. A Secretaria reforça que informação e cuidados simples podem salvar vidas.

- Advertisement -
- Advertisement -

Últimas Notícias

Aguaí lança escolinhas municipais de futebol com 300 vagas para crianças e adolescentes

Na manhã do último domingo, 07 de setembro, o Estádio Municipal Dr. Leonardo Guaranha foi palco de um grande...
- Advertisement -

Artigos Relacionados

- Advertisement -