Em parceria com Unifae, Unesp, Instituto Federal e Academia de Letras, a Prefeitura de São João da Boa Vista está iniciando as tratativas para o Cursinho Popular Sanjoanense. A iniciativa vai dar opção de estudo pré-vestibular para alunos de baixa renda, principalmente aqueles que trabalham durante o dia.
São João hoje só tem cursinhos particulares que funcionam no período diurno. Isso impede os estudos para a grande maioria dos interessados, principalmente jovens que já estão no mercado de trabalho e só poderiam estudar à noite, num cursinho público.
Por isso, a Prefeitura está levantando a demanda através de uma pesquisa online. Serão aferidos itens como: quantidade de interessados, dados pessoais, endereços, período de interesse, dentre outros. O link da pesquisa já está no site oficial da Prefeitura (saojoao.sp.gov.br) e em suas redes sociais.
O cursinho começará em 2022 e é totalmente gratuito. A expectativa é que, com o fim da pandemia, as aulas sejam presenciais, em local ainda a ser definido pelos organizadores. Os professores serão voluntários, em sua maioria, vindos das instituições participantes.