Quarta-feira, Dezembro 10, 2025

São João inicia vacinação de gestantes contra o Vírus Sincicial Respiratório

Mais Falados

Guia Comercial

Rafael Arcuri
Rafael Arcuri
Rafael é o fundador e responsável pelo Jornal Fala São João, presente desde sua criação em 2012. Com uma atuação destacada no jornalismo, Rafael já publicou mais de 6.000 artigos, cobrindo uma ampla gama de assuntos, como notícias de última hora, ocorrências policiais e análises políticas, sempre comprometido em informar e conectar a comunidade de São João da Boa Vista e região.

Imunização estará disponível nas unidades de saúde das 7h às 17h, a partir desta quarta-feira (10/12).

A Prefeitura de São João da Boa Vista anunciou que, a partir de quarta-feira (10 de dezembro), todas as unidades de saúde do município passam a oferecer a vacina contra o Vírus Sincicial Respiratório (VSR). A aplicação é destinada exclusivamente a gestantes a partir da 28ª semana de gravidez, seguindo até o final da gestação.

A ampliação da vacinação ocorre em um momento de alerta. Somente em 2025, São João registrou 19 casos de VSR em crianças menores de 1 ano e outros 9 casos entre 1 e 4 anos. Um bebê menor de um ano morreu em decorrência da infecção, reforçando a importância de medidas de prevenção para proteger os recém-nascidos.

Proteção imediata ao bebê

O VSR é um dos principais responsáveis por doenças respiratórias graves na infância, sendo associado a cerca de 75% dos casos de bronquiolite e 40% de pneumonia em menores de dois anos. Por isso, a nova vacina se tornou uma das principais estratégias para reduzir internações e complicações em bebês, especialmente no período de maior circulação de vírus respiratórios.

Profissionais da saúde ressaltam que a imunização durante a gestação garante proteção passiva ao recém-nascido, ajudando a evitar quadros respiratórios que frequentemente levam a atendimentos de urgência, uso de oxigênio e internações em UTI neonatal.

A vacina estará disponível de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, em todas as unidades básicas de saúde da cidade.

Saúde pública e prevenção

Com o aumento de casos de doenças respiratórias em todo o país, a prevenção se tornou prioridade. Em São João, o reforço na vacinação busca reduzir complicações, evitar hospitalizações e aliviar a demanda por atendimento pediátrico — temas que têm sido recorrentes durante o período do calor intenso e da circulação de vírus como influenza e covid-19.

A Secretaria Municipal de Saúde orienta que as gestantes levem documento com foto, cartão SUS e carteira de pré-natal.

- Advertisement -
- Advertisement -

Últimas Notícias

AME São João fará avaliação dermatológica gratuita para prevenção do câncer de pele

O AME – Ambulatório Médico de Especialidades de São João da Boa Vista realiza neste sábado, 13 de dezembro,...
- Advertisement -

Artigos Relacionados

- Advertisement -