O Conselho Municipal de Saúde de São João da Boa Vista, em parceria com a Vigilância em Saúde do Trabalhador (VISAT), promoveu a 1ª Conferência Municipal de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora.
O Conselho Municipal de Saúde de São João da Boa Vista, em parceria com a Vigilância em Saúde do Trabalhador (VISAT), promoveu nesta quarta-feira (19) a 1ª Conferência Municipal de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora. O evento reuniu um grande público no auditório, onde todos os assentos foram ocupados, refletindo o interesse da população na construção de políticas públicas voltadas à saúde do trabalhador.
A conferência teve como objetivo principal a discussão e formulação de propostas para serem incorporadas às políticas públicas de saúde do município. Além disso, as diretrizes e propostas aprovadas serão encaminhadas para as etapas macro regional, estadual e nacional da Conferência de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora.
O evento teve início com a composição da mesa de autoridades, seguida pela execução do Hino Nacional. Na sequência, a palestrante Edna Medeiros, chefe da Vigilância em Saúde do Trabalhador do município, apresentou um panorama sobre os desafios e avanços na área. Após a palestra, os participantes tiveram um intervalo para o café antes de se dirigirem às salas temáticas para aprofundar as discussões nos três eixos propostos.
As salas ficaram lotadas, com ampla participação popular. Durante os debates, foram definidas diretrizes e elaboradas propostas para fortalecer a saúde do trabalhador. No encerramento, os conferencistas retornaram ao plenário para a eleição dos delegados, que representarão São João da Boa Vista nas próximas fases da conferência: Macro Regional, Estadual e Nacional.
O presidente do Conselho Municipal de Saúde, Rafael Santana, celebrou o sucesso do evento:
“Foi um trabalho construído a muitas mãos, com dedicação e amor. O resultado não poderia ser diferente. O debate foi muito produtivo e temos convicção de que ele renderá frutos na elaboração de políticas públicas voltadas à saúde do trabalhador.”
Com a realização da conferência, São João da Boa Vista reafirma seu compromisso com a promoção da saúde e segurança dos trabalhadores, fortalecendo o debate e garantindo avanços para a população.