Depois de dois anos sem eventos esportivos para atletas da Melhor Idade, o Governo do Estado de São Paulo, através da Secretaria de Estado de Esportes e Secretaria de Desenvolvimento Social, realizaram o JOMI – Jogos da Melhor Idade em 2022, a competição em várias modalidades esportivas reúne atletas acima dos 60 anos, e é realizada em etapas regionais que abrangem o Estado.
Nas etapas regionais, os primeiros e segundos colocados em cada modalidade são classificados para a final Estadual do JOMI.O JOMI tem por objetivo valorizar e estimular a prática esportiva, como fator de promoção de saúde e bem estar, resgatando a autoestima para melhor convívio social dos atletas da Melhor Idade.
A Prefeitura Municipal de São João da Boa Vista participou da etapa regional que neste ano foi realizada em Casa Branca (em 2019 a sede foi São João da Boa Vista) e classificou atletas nas modalidades de Damas e Natação.
Pindamonhangaba foi a cidade escolhida para a sede da final Estadual do JOMI 2022, e as disputas tiveram início no dia 8 de julho e terminaram na manhã desta quarta-feira, dia 13.Ontem, dia 12 de julho, foram realizadas as provas da modalidade de Natação, e São João foi representada pela nadadora Master Carmela Palhares, categoria 70+, que esteve em Pindamonhangaba com supervisão de dois funcionários do Departamento Municipal de Esportes designados pelo Diretor Marcelo Siqueira: Rogério e professora Lílian Magalhães.
A nadadora foi classificada para a prova dos 50m nado Costas e conquistou a Medalha de Prata para São João da Boa Vista. O JOMI premia com Medalhas atletas classificadas até o terceiro lugar. E em Pindamonhangaba o pódio da prova feminina dos 50m Costas teve duas sanjoanenses premiadas. A medalha de Ouro ficou com uma nadadora de São José dos Campos, a Prata com a sanjoanense Carmela Palhares, e a Medalha de Bronze para outra sanjoanense, Márcia Trafani, que disputa campeonatos pela cidade de Santo André onde reside com sua família. Márcia Trafani foi nadadora da Sociedade Esportiva Sanjoanense e integrante da equipe do saudoso técnico Narciso de Oliveira Carvalho.
Márcia Trafani também foi classificada para a final do JOMI nos 50m Livre e terminou a prova em 4º lugar. Na classificação final da prova de Natação do JOMI 2022, trinta e oito cidades conseguiram pontuar pois tiveram nadadores na final estadual.
São João da Boa Vista com apenas uma nadadora terminou em 22º lugar com 7 pontos. A equipe campeã da natação do JOMI foi Santo André, onde a sanjoanense Márcia Trafani é uma de suas competidoras.
Nas fotos: Pódio da final dos 50m Costas, Carmela Palhares com a Prata Estadual, as sanjoanenses Carmela e Márcia Trafani, Carmela e a Professora Lílian na premiação e a nadadora de São João com os professores Lílian Magalhães e Rogério, ambos do Departamento de Esportes da Prefeitura Municipal.