Renovias inicia obras noturnas na SP-340 em Santo Antônio de Posse e Mogi Guaçu com investimento em infraestrutura viária e segurança no trânsito
A partir desta segunda-feira (15/07), a concessionária Renovias dá sequência ao cronograma de obras de recuperação do pavimento da Rodovia Governador Dr. Adhemar Pereira de Barros (SP-340). Os serviços de manutenção asfáltica acontecem durante o período noturno, das 22h às 5h, com o objetivo de minimizar os impactos no fluxo de veículos.
Duas frentes de trabalho atuarão simultaneamente:
- No km 140 (pista Norte), em Santo Antônio de Posse, nas proximidades do SAU de Holambra.
- No km 172 (pista Sul), em Mogi Guaçu, sentido São Paulo.
A previsão é que os serviços nesses trechos durem cerca de dois meses, com sinalização reforçada e bloqueios de faixa ocasionais. A Renovias alerta que, mesmo com menor circulação de veículos no horário noturno, é fundamental dirigir com atenção, reduzir a velocidade e respeitar as sinalizações e orientações dos operadores.
Investimento em segurança viária e mobilidade urbana
O plano de recuperação de rodovias da Renovias faz parte do Programa de Concessões Rodoviárias do Estado de São Paulo e contempla 343 quilômetros de vias administradas. Até fevereiro de 2026, a concessionária executará serviços em diversas estradas da região, em horários diurnos e noturnos, com investimento total previsto de R$ 197 milhões.
Além da SP-340 (Campinas-Mococa), o projeto de melhorias inclui trechos das rodovias:
- SP-215 (Vargem Grande do Sul–Casa Branca)
- SP-342 (Mogi Guaçu–Águas da Prata)
- SP-344 (Aguaí–Vargem Grande do Sul)
- SP-350 (Casa Branca–São José do Rio Pardo)
O objetivo é melhorar a mobilidade urbana, aumentar a vida útil do pavimento, implantar sistemas de drenagem modernos e reforçar a sinalização horizontal, garantindo mais segurança no trânsito e conforto aos motoristas.
Tecnologia sustentável: asfalto com borracha reciclada
Desde o início dos trabalhos, em 9 de junho, a Renovias já aplicou mais de 11 mil toneladas de massa asfáltica em trechos entre Mogi Guaçu e Casa Branca. A empresa utiliza o chamado asfalto-borracha, feito com cimento asfáltico de petróleo (CAP) modificado com pneus inservíveis reciclados.
A estimativa é que, até 2026, aproximadamente 150 mil pneus sejam reaproveitados na malha viária, contribuindo com a sustentabilidade ambiental, ao mesmo tempo em que se promove melhoria na infraestrutura das estradas.