Nesta terça-feira (14), os alunos das EMEBs Antônio dos Santos Cabral, Dr. José Procópio do Amaral, Genoefa Pan Bernardo, José Peres Castelhano e João Batista Scanapiecco, participaram da cerimônia de conclusão do Programa Educacional de Resistência às Drogas (PROERD), realizado no Theatro Municipal.
A cerimônia contou com a participação da assessora de gabinete Iracy Santin, representando a Prefeita Maria Teresinha de Jesus Pedroza; a Diretora do Departamento de Educação Eloísa Helena Rodiguez Matielo Ribeiro; o Vereador Rui Nova Onda; da Tenente-Coronel Silvia Andréia Matoani e demais autoridades.
O evento é uma parceria do Departamento Municipal de Educação com a Polícia Militar do Estado de São Paulo por meio do 24º Batalhão da Polícia Militar/Interior (BPM/I).
Sobre o Projeto: O PROERD é um programa de educação preventiva ao consumo de substâncias químicas ilícitas, cujo objetivo é evitar que crianças e adolescentes se tornem usuários. As lições objetivam o desenvolvimento da autoestima, controle de tensões e civilidade, além de ensinar técnicas de autocontrole e resistência à pressão dos companheiros e às formas de oferecimento de drogas por pessoas estranhas ao seu convívio.
É eminentemente preventivo, estratégico, e o principal intuito é educar os alunos em seu meio natural (a escola), sob instrução de policiais militares fardados e professores. Dá ênfase especial aos estudantes do 5º ano do ensino fundamental – são apresentados os efeitos das drogas e ensinadas as habilidades necessárias e motivação para manterem-se longe desse mal.
Os instrutores são auxiliados pelo livro do estudante PROERD e contam com ativa participação dos professores, que atuam como divulgadores dos ideais do programa às demais salas de aula. Também é incentivada a participação dos pais, que levam o aprendizado às suas famílias.