A Prefeitura de São João da Boa Vista, por meio do Departamento de Cultura, proporcionou aos seus colaboradores o curso de Áudio e Iluminação Profissional, no intuito de formar uma equipe que supra a demanda de futuros eventos e que não haja a necessidade da contratação de profissionais para realizar este trabalho.
O objetivo do curso foi passar um profundo conhecimento sobre todos os equipamentos utilizados em áudio profissional, desde uma simples caixa de som multiuso até sistemas de grande sonorização, inclusive cálculos e projetos para determinar a quantidade de caixas que serão usadas em um ambiente.
A primeira etapa foi de 40 horas, que seria o “alicerce”. Depois desse período, se os alunos se interessarem em dar continuidade, podem ser feitos cursos de especialização, como mixagem, alimentação de sistemas, gravação, edição de áudio, etc.
AULAS – O professor Wladinei Damálio passa explicações e exemplos que ajudam a compreender o que está sendo passado. “Para formar um profissional qualificado, ele teria que fazer, ao menos, oito cursos. A primeira etapa é sobre o sistema auditivo; depois a parte de microfonação, mesas e mixers, equalizador, compressor e divisor de frequência para saber as multi-amplificações das caixas de som profissionais presentes nos locais de trabalho de cada participante”, comenta o professor, que trabalha há mais de 30 anos na área.
Damálio é formado em cursos de eletrônica e áudio em São Paulo, formação essa que o levou a fundar a Escola Profissionalizante de Produção de São João da Boa Vista (CAM).