Nesta quinta-feira, 17 de fevereiro, a Polícia Ambiental e Cetesb realizara uma fiscalização em um sítio no Bairro Itupeva, na cidade de Aguai para apurar mineração ilegal na propriedade.
Além dos agentes da Cetesb, Daniel Franco e Fausto de Favveri, participaram da ação fiscalizadora os seguintes Policiais Ambientais: Capitão Hirano, Capitão Ilgges, Tenente Ivo, Cabos Sarto, Colepicollo e Furlan.
Na ocasião foi realizada uma minuciosa vistoria pelas equipes, e constatada a veracidade quanto ao avanço da lavra de minérios do tipo argila, além da poligonal autorizada pela Agência Nacional de Mineração (ANM), em uma faixa correspondente à 13 metros de largura, o que por sua vez aponta para provável usurpação de recursos pertencentes a União, configuração em tese do crime federal capitulado no artigo 55 da Lei Federal 9605/98.
Com a constatação de irregularidades, foi acionada a Polícia Federal de Campinas, representada pelo agente Tarciso G. Haddad e pela Delegada Dra Estela, que recomendou a remessa de todo expediente produzido pela Polícia Ambiental para a devida apuração através de Inquérito Federal a ser instaurado.
Fotos da Fiscalização – Polícia Ambiental