Nesta terça-feira, 28 de setembro, Policiais Ambientais lavraram dois Boletins de Ocorrência em São João da Boa Vista. Numa das ações de demandas atinentes a fiscalização ambiental, o Cabo Vanderlei e o PM Osvaldo estiveram numa residência da Rua Maria da Glória Zorgetto, onde constataram a existência de 13 aves da fauna silvestre – canários da terra – que eram mantidos em cativeiro sem licença do órgão ambiental competente.
Além disso os Policiais Ambientais constataram a prática de maus tratos, pois as aves estavam em uma pequena gaiola, amontoados e com água e alimentação inadequadas. Diante dos fatos, foram lavrados os respectivos Autos de Infração Ambiental no valor total de R$ 95.500,00, por violação dos artigos 25 e 29 da Resolução SIMA 005/21 (tratando-se de infrator reincidente, específico e genérico) sem prejuízo da apuração da responsabilidade penal.
As aves submetidas a cativeiro e maus tratos foram apreendidas e reintroduzidas em habitat natural.
ZONA RURAL
Em outra ação da Polícia Ambiental, os Cabos De Mello e Elias foram até um sítio onde constataram a supressão de vegetação gramínea (capim / brachiaria), em Área de Proteção Ambiental (APP), correspondente a 0,1708 ha, através de manutenção do talude.
Dados os fatos, a citada equipe lavrou em desfavor do infrator o auto de infração ambiental na modalidade de multa simples por infringir o artigo 48 da Resolução SIMA 005/21, no valor de R$ 854.00.(Fotos Divulgação/Polícia Ambiental)