Sexta-feira, Outubro 18, 2024

LBV intensifica ações de conscientização e prevenção no Outubro Rosa

Mais Falados

Guia Comercial

Rafael Arcuri
Rafael Arcuri
Rafael é o fundador do blog Fala São João, onde atua desde sua criação em 2012. Ao longo dos anos, ele publicou mais de 5.000 artigos sobre uma ampla gama de temas, incluindo notícias de última hora, acontecimentos policiais e questões políticas, entre outros.

Com o objetivo de chamar a atenção para a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama e do colo do útero, contribuindo para a redução da mortalidade entre as mulheres, monumentos, prédios públicos, pontes, igrejas, escolas e outros estabelecimentos ao redor do mundo se iluminam na cor rosa em apoio ao movimento internacional Outubro Rosa. No Brasil, a campanha deste ano, promovida pelo Ministério de Saúde, traz o tema “Mulher: seu corpo, sua vida”.

Conscientização e prevenção

Nesse período do ano, a Legião da Boa Vontade (LBV) também reforça suas ações de conscientização e prevenção entre colaboradores, voluntários e, principalmente, os usuários de suas mais de 80 unidades de atendimento no país. Ao longo do mês de outubro, a Instituição realiza diversas atividades, como palestras e rodas de conversa, acreditando que o acesso à informação e o acolhimento são essenciais para conscientizar e prevenir essas doenças.

Conheça algumas das ações da LBV voltadas para as mulheres:
Programa Ser Mulher: oferece atendimento psicoterapêutico gratuito e on-line para meninas a partir de 12 anos e mulheres que tenham vivenciado algum tipo de violência física, psicológica, patrimonial ou moral. O objetivo é ajudar essas pessoas a enfrentarem os danos causados por essas experiências e promover o empoderamento e a emancipação feminina. O programa também incentiva a construção de uma nova trajetória de vida, livre de violência e cheia de oportunidades.
Serviço Vivência Solidária: voltado a adultos na faixa etária de 30 a 59 anos, majoritariamente composta por mulheres, busca fortalecer os vínculos familiares e comunitários. Em parceria com a rede de proteção social, oferece apoio em situações de risco, como violência doméstica, desemprego e falta de acesso a serviços essenciais, como habitação, saúde e educação. Essa ação contribui para que essa pessoas possam acessar seus direitos sociais e participar ativamente da sociedade.
Serviço Vida Plena: destinado a pessoas com 60 anos ou mais, foca no envelhecimento saudável, desenvolvimento da autonomia e fortalecimento de vínculos familiares e interpessoais. Presente em diversas unidades da LBV, o serviço é composto por ações que contribuem para a inserção sociocultural de pessoas idosas e o fortalecimento da cidadania. São ofertadas atividades como artesanato, dança, exercícios físicos, passeios culturais e rodas de conversa sobre temas atuais, sempre com o apoio de uma equipe multidisciplinar.

Durante o mês de outubro, o Conjunto Educacional Boa Vontade (formado pela Supercreche Jesus e pelo Instituto de Educação José de Paiva Netto), em São Paulo/SP, e o Centro Educacional da LBV, no Rio de Janeiro/RJ, também se iluminam de rosa em apoio ao movimento.

Para saber mais sobre o trabalho da Legião da Boa Vontade nas quatro regiões do país, acesse www.lbv.org.br. Acompanhe a Instituição nas redes sociais, seguindo o perfil @LBVBRASIL. Você também pode contribuir para essa causa pelo Pix Solidário: pix@lbv.org.br. Sua ajuda é essencial para continuar transformando vidas e promovendo o bem-estar de tantas mulheres e meninas atendidas pela LBV no país.

Dados

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de mama é o tipo mais frequente em mulheres, após o câncer de pele. Para 2024, foram estimados 73,6 mil novos casos, com um risco de 66,54 casos a cada 100 mil mulheres. Esse tipo de câncer é relativamente raro antes dos 35 anos, mas sua incidência aumenta progressivamente após essa idade, especialmente depois dos 50 anos. O Ministério da Saúde afirma que cerca de 17% dos casos podem ser evitados com hábitos de vida saudáveis. 

O câncer do colo do útero é o segundo tipo mais comum entre mulheres em todo o mundo, depois do câncer de mama, sendo a principal causa de morte por câncer em muitas nações. No Brasil, é o terceiro tumor mais frequente entre as mulheres, com 17 mil novos casos por ano previstos para o triênio 2023-2025, o que representa uma taxa de incidência de 15,38 casos a cada 100 mil mulheres.

- Advertisement -
- Advertisement -

Últimas Notícias

Grande apreensão em Aguaí/SP: Polícia encontra 10 fuzis de guerra e 1,5 tonelada de cocaína em sítio

Grupo com armamento pesado era investigado há um ano pela 4ª Divisão de Investigações sobre Crimes contra o Patrimônio...
- Advertisement -

Artigos Relacionados

- Advertisement -