Em 2012, a campo-grandense Jeciane Victório iniciou sua jornada na AFA (Academia da Força Aérea) e, depois de 12 anos dedicados à FAB (Força Aérea Brasileira), se tornou a primeira mulher a pilotar o maior avião de carga das forças armadas. Hoje, integrando o Esquadrão Gordo (Rio de Janeiro), ela está a comando do KC-390 Millennium.
Para quem não tem ideia sobre o assunto, o avião pilotado pela capitão Jeciane é definido como uma aeronave de transporte militar usado para ações táticas e logísticas, reabastecimento em voo e combate a incêndios florestais. Outro detalhe interessante é que esse avião é produzido aqui no Brasil, pela Embraer.
Comemorando o marco de se tornar a primeira mulher vinculada a esse avião, Jeciane ganhou um episódio todo seu no FabCast, o podcast da rádio Força Aérea. E, para se ter ideia das ações executadas pela militar, Jeciane tem voado pelo Brasil transportando mantimentos para o Rio Grande do Sul.
“É uma grande responsabilidade porque quando eu queria entrar na AFA, eu via as mulheres dentro da academia e me espelhava muito nelas. Pensava que se elas estavam ali, se elas conseguiram, eu também conseguiria”, explicou a capitã.
Sobre sua trajetória, Jeciane detalhou que passou por diversas aeronaves desde 2012, quando começou sua trajetória na força aérea. Inicialmente, foram quatro anos de formação na academia e, após esse período, foi transferida para Natal.