Segunda-feira, Junho 17, 2024

FAB intercepta aeronave carregada com 465 kg de drogas com destino a São João da Boa Vista

Mais Falados

Guia Comercial

Rafael Arcuri
Rafael Arcuri
Rafael trabalha na redação do Fala São João desde sua fundação em 2012. Nos anos seguintes, ele liderou o setor de marketing da empresa e publicou mais de 4.000 artigos — um mix de notícias de última hora, notícias policiais, notícias políticas e muito mais.

Ação foi realizada pelo Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE) em conjunto com a Polícia Federal (PF).

A Força Aérea Brasileira (FAB) interceptou, na madrugada deste domingo  (20), no Mato Grosso do Sul, uma aeronave de modelo PA-34 Sêneca que transportava 465 quilos de drogas. Dois caças A-29 Super Tucano e uma aeronave E-99 da FAB foram empregados na missão, realizada em conjunto com a Polícia Federal (PF).

Aeronaves utilizadas na abordagem: 2 caças A-29 Super Tucano e uma aeronave E-99 da FAB

A aeronave estava sendo monitorada pelo Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE) e pela PF e, ao ingressar no espaço aéreo brasileiro, passou a estar sujeita às medidas previstas no Decreto 5.144, de 16 de julho de 2004.

Durante todo o processo de interceptação, o piloto da aeronave ilícita cooperou seguindo as ordens do piloto de Defesa Aérea. Foi comandada a mudança de rota e a aeronave foi escoltada pelos caças até Campo Grande (MS), onde a Polícia Federal aguardava para realizar as Medidas de Controle de Solo.

Para realizar com êxito a missão, a FAB utilizou as aeronaves A-29 com todas as suas capacidades de emprego noturno e a aeronave E-99 realizou o Alerta Aéreo Antecipado ou AEW (do inglês Airborne Early Warning) com tecnologia que permite detectar outros aviões, distinguindo, a grandes distâncias, entre aeronaves amigas ou inimigas. O emprego desta tecnologia é indispensável em um cenário de operações aéreas, em face da flexibilidade de posicionamento da aeronave juntamente com a capacidade de detecção de tráfegos à baixa altura, permitindo realizar a cobertura radar das áreas de interesse do Comando da Aeronáutica (COMAER), além do controle das aeronaves, independentemente da estrutura de Comando e Controle existente no solo.

Para o COMAE, realizar uma interceptação como esta, em período noturno, demonstra, mais uma vez, a prontidão e a operacionalidade da Força a qualquer hora do dia ou da noite.

Ação permanente

As ações desse sábado fazem parte da Operação Ostium para coibir ilícitos no espaço aéreo brasileiro, na qual atuam em conjunto a FAB e Órgãos de Segurança Pública, em cumprimento ao Decreto nº 5.144 de 16 de julho de 2004.

Destino: São João da Boa Vista
De acordo com a Polícia Federal, a aeronave foi escoltada pela FAB até o Aeroporto Internacional de Campo Grande, onde pousou. O piloto foi detido em flagrante, na aeronave foram encontrados os fardos de cocaína; ao todo 465 quilos, avaliada em mais de R$ 11 milhões.

O piloto contou que pegou o avião matricula PT–EET no aeroporto de Jacarepaguá (RJ) e que foi contratado por um homem que não conhece.

Em seguida levou o avião até Varginha (MG), para reparos. Seguindo as instruções pousou em uma fazenda no Mato Grosso, onde carregaria peças agrícolas que depois entregaria em São João da Boa Vista (SP). O piloto disse também que não sabe quem é o dono da propriedade, e que foi recebido por peões que carregaram o avião e abasteceram a aeronave com galões.

O piloto disse ainda que faz serviços particulares e que receberia R$ 1 mil por hora de voo. A aeronave, que está em situação regular, foi apreendida e o piloto preso em flagrante. O avião está em nome de empresários, sendo que um é proprietário de uma empresa de investimento em criptomoedas.

Fotos: Arquivo FAB e PF

- Advertisement -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisement -

Últimas Notícias

Médico Leonardo Fontanezzi do Posto de Saúde do Sto Antonio Recebe Título de Cidadão Sanjoanense

São João da Boa Vista, 12 de junho de 2024 - A Câmara Municipal de São João da Boa...
- Advertisement -

Artigos Relacionados

- Advertisement -