Operação Contra Pornografia Infantil Atinge Empresa de Segurança com Apoio da Embaixada dos EUA.
Na manhã desta quinta-feira (31), uma grande operação conduzida pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO) e pela Polícia Civil, em colaboração com o Ministério Público do Estado de São Paulo, atingiu uma empresa de segurança em São João da Boa Vista. A ação, parte da “Operação Lobo Mau”, visa combater uma rede criminosa responsável pela produção, armazenamento e compartilhamento de material de abuso sexual infantil.
Com apoio de uma agência norte-americana de combate à pedofilia e da Embaixada dos Estados Unidos, a operação cumpriu 94 mandados de busca e um de prisão em 20 estados, incluindo São Paulo, com foco em cidades da região de Campinas, como Itupeva, Valinhos e São João da Boa Vista. A operação revelou um esquema em que adultos fingem ser adolescentes para se aproximar de crianças e adolescentes em plataformas digitais. Essas abordagens resultavam na produção de conteúdo íntimo das vítimas, que era posteriormente distribuído em redes fechadas, como Telegram, Instagram, Signal, WhatsApp e até em jogos populares como Roblox.
Em São João da Boa Vista, a empresa de segurança foi alvo de mandados de busca e apreensão, com agentes recolhendo dispositivos eletrônicos e outros equipamentos que podem ter sido usados na produção e armazenamento de material ilegal. A análise dos dispositivos será crucial para aprofundar a investigação e desarticular a rede que opera em âmbito nacional e internacional.
A operação destaca a importância da cooperação entre instituições brasileiras e norte-americanas no combate a crimes de extrema gravidade, com o objetivo de garantir a segurança e a proteção de crianças e adolescentes. A comunidade local acompanha de perto os desdobramentos, na esperança de que essa ação ajude a combater tais práticas e traga mais segurança para a região.