Eliane Rossi assume como membro titular, representando os Dirigentes Municipais da Assistência Social por um mandato de três anos.
A diretora do Departamento de Assistência Social de São João, Eliane Buciman de Lima Rossi, foi eleita membro titular do Conselho Estadual de Assistência Social (CONSEAS-SP), reforçando o protagonismo do município nas políticas públicas da área. Reconhecida por sua atuação comprometida e técnica, Eliane representará os Dirigentes Municipais da Área Social durante o mandato de três anos.
A diretora comentou sobre a nomeação: “Recebo essa nomeação com muita responsabilidade e orgulho. Representar os dirigentes municipais no CONSEAS-SP é uma oportunidade de fortalecer ainda mais a política pública de assistência social, garantindo que as vozes dos municípios sejam ouvidas e valorizadas”.
Sua suplente será Rita de Cássia Barreira Junquilho de Freitas, também integrante da Frente Paulista de Dirigentes Públicos Municipais da Assistência Social, entidade que se destaca na articulação e fortalecimento da assistência social no estado de São Paulo.
Eliane Buciman de Lima Rossi
Com uma sólida trajetória na área de Serviço Social e Gestão Pública, Eliane atua há mais de 25 anos em cargos estratégicos na administração pública e no desenvolvimento de políticas sociais no estado de São Paulo.
Seu trabalho é marcado pelo compromisso com a ética profissional, a qualificação contínua e a defesa intransigente dos direitos sociais, especialmente no campo da assistência social.
Formada em Serviço Social pela Faculdade Paulista de Serviço Social de São Caetano do Sul (1987–1990), é especialista em Gestão Pública Municipal pela Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL), com atuação destacada em diversas frentes da gestão pública e da docência.
Ao longo de sua carreira, exerceu a função de diretora do Departamento de Assistência Social da Prefeitura de São João (2006, 2009–2020), cargo que voltou a exercer neste ano, liderando políticas públicas essenciais para o desenvolvimento da rede socioassistencial local.
Sua atuação se estendeu ao plano estadual como vice-presidente do COEGEMAS/SP – Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social (2017–2019), onde foi eleita por três mandatos consecutivos, sendo também membro ativo da Comissão Intergestores Bipartite (CIB/SP) e do Núcleo de Educação Permanente do Estado de São Paulo (NUEP) no mesmo período.
Entre 1997 e 2006, teve relevante atuação no Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo (FUSSESP) como assistente social, assessorando diretamente a presidente do órgão – a então primeira-dama do Estado.
Exerceu a função de técnica Social no Núcleo de Avaliação e Supervisão da DRADS Mogiana, vinculada à Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo (2021–2024), contribuindo para o fortalecimento das ações de assistência social regional.
Sua contribuição técnica também se reflete na coautoria da Portaria CIB/SP nº 19, de 11 de dezembro de 2018, que normatiza a escuta especializada na política de assistência social nos municípios paulistas, conforme previsto na Lei 13.431/2017.
Além da atuação na gestão pública, Elaine também possui experiência acadêmica como docente do curso de Serviço Social na Faculdade de Ciências Humanas de Aguaí (2012–2016) e em cursos livres na PHD Cursos Preparatórios, abordando temas como políticas públicas, família e proteção social.