Além de ser ilegal, as ligações clandestinas podem resultar em acidentes, incêndios, sobrecargas e interrupções no fornecimento de energia.
A Elektro realizou 241 inspeções e identificou 88 irregularidades no município de São João da Boa Vista. Os bairros com maior número de fraudes identificadas foram Jardim Yara e Recanto do Jaguari. A distribuidora recuperou 200 mil kWh, o que é suficiente para abastecer 1.000 residências por um mês ou o município de Águas da Prata por 5 dias.
Para atingir esse resultado, foram realizadas mais de 1.200 intervenções para prevenir e combater desvios de energia, incluindo a substituição de 1.000 medidores e a regularização de 8 clientes clandestinos.
Esses resultados foram obtidos principalmente através do uso de tecnologias de campo, como a instalação de sensores na rede, a manutenção da telemetria nos maiores consumidores e o uso de inteligência interna para análise de dados. Além disso, a conscientização da população sobre os riscos do furto de energia e os danos que essa prática causa também contribuiu.
Durante o ano de 2024, a empresa aumentará suas operações de campo com foco no combate ao furto de energia.
SEGURANÇA – O uso de ligações improvisadas para obter energia elétrica é ilegal e extremamente perigoso. Essas intervenções na rede de distribuição, sem os devidos cuidados com equipamentos de segurança, sem conformidade com as normas do setor elétrico e sem a assistência de profissionais qualificados, podem resultar em acidentes, incêndios, sobrecargas e interrupções no fornecimento.
DENÚNCIA – Os desvios de energia prejudicam todos os clientes, pois causam alterações inadequadas na rede, representando riscos à vida, e parte do valor da energia furtada acaba sendo rateado entre todos os consumidores. Portanto, a Neoenergia Elektro reforça a importância de denunciar fraudes. As denúncias podem ser feitas anonimamente através da central de atendimento, pelo número 0800 701 01 02.