Quinta-feira, Fevereiro 29, 2024

Deputado pede inclusão de ostomizados no grupo prioritário de vacinação

Mais Falados

Guia Comercial

Rafael Arcuri
Rafael Arcuri
Rafael trabalha na redação do Fala São João desde sua fundação em 2012. Nos anos seguintes, ele liderou o setor de marketing da empresa e publicou mais de 4.000 artigos — um mix de notícias de última hora, notícias policiais, notícias políticas e muito mais.

Jerônimo Goergen entende que pacientes que passaram por essa intervenção cirúrgica devem ser incluídas no grupo de comorbidades

O deputado federal Jerônimo Goergen (Progressistas-RS) encaminhou ofício ao Ministério da Saúde solicitando a inclusão dos ostomizados no grupo prioritário de vacinação. Na avaliação do parlamentar, os brasileiros que passaram por essa intervenção cirúrgica precisam ser incluídos no grupo de comorbidades. “Temos aproximadamente 400 mil pessoas nessa situação no Brasil. É uma questão de saúde pública, já que a ostomia representa uma condição limitante na rotina desses indivíduos. Além disso, ela pode levar a complicações como lesões de pele, afastamento das atividades laborais, depressão, infecções, entre outros impactos”, argumenta o parlamentar.

Outro agravante é o sufocamento do Sistema Único de Saúde (SUS) por conta da pandemia da Covid-19, que provocou a suspenção de milhares de cirurgias eletivas na rede pública e privada. “Muitos pacientes já poderiam ter feito o procedimento de reversão de sua ostomia, mas não conseguem. Além disso, há dificuldades no acesso a bolsas e insumos, que precisam ser trocadas quase que diariamente. As pessoas estão tendo que improvisar, reaproveitar esses insumos, o que é altamente preocupante por representar um risco à saúde”, alertou.

Jerônimo Goergen (Progressistas-RS).

Jerônimo acrescenta que tais fatos e argumentos são mais do que suficientes para justificar o pedido, já que se trata de uma comorbidade e que o paciente ostomizado é considerado uma pessoa com deficiência física. Pessoa ostomizada é aquela que precisou passar por uma intervenção cirúrgica para fazer no corpo uma abertura ou caminho alternativo de comunicação com o meio exterior, para a saída de fezes ou urina, assim como auxiliar na respiração ou na alimentação.

- Advertisement -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisement -

Últimas Notícias

Mulher morre após fritar ovo e sofrer queimaduras graves no interior de SP: Incidente traz alerta sobre segurança na cozinha

Mulher sofre queimaduras graves e falece após incidente na cozinha, no interior de São Paulo. Rio Claro, São Paulo -...
- Advertisement -

Artigos Relacionados

- Advertisement -