Segunda-feira, Junho 24, 2024

Departamento de Educação busca resolver desafios nos primeiros dias de nova gestão

Mais Falados

Guia Comercial

Rafael Arcuri
Rafael Arcuri
Rafael trabalha na redação do Fala São João desde sua fundação em 2012. Nos anos seguintes, ele liderou o setor de marketing da empresa e publicou mais de 4.000 artigos — um mix de notícias de última hora, notícias policiais, notícias políticas e muito mais.

Em seus primeiros dias à frente do Departamento de Educação da Prefeitura de São João da Boa Vista, a diretora Eloísa Helena Rodrigues Matielo Ribeiro vem enfrentando diversos desafios. O principal deles é o retorno das atividades presenciais nas escolas da rede municipal de maneira segura para profissionais e alunos.

“Desde dezembro já pedimos para as escolas do município nos apresentar um plano de retomada individual. Além disso, cada escola criou o seu Comitê local para resolver casos pontuais da comunidade escolar. Também fizeram um relatório fotográfico para analisarmos as situações das infraestruturas físicas das escolas, uma por uma. E estamos prontos para este retorno gradual”, explica a diretora.

Ainda no ano passado, Eloísa se reuniu com professores e diretores para ouvir as reivindicações. “Todos estão muito à vontade para colocar o que esperam da nova gestão e, por isso, na medida do possível estamos atendendo a todos. A ‘escuta’ é característica do governo atual da Prefeita Teresinha, do Vice-Prefeito Roberto Campos e de seus diretores. Dentro da legalidade, vamos nos aproximando das expectativas das pessoas”.

Ainda segundo a diretora, o Sistema da Rede Municipal de Ensino de São João da Boa Vista necessita urgentemente de uma reorganização em termos de legislação. O Sistema atual foi elaborado em 1998 e precisa estar em sintonia com as outras esferas governamentais e atualizações ocorridas de lá para cá.

A atual administração, já em janeiro, publicou os Decretos Municipais nº 6.689, que estabeleceu o Calendário Escolar 2021, e o Decreto nº 6.688, que dispôs sobre a Matriz Curricular. Orientou a elaboração do Plano de Gestão das Escolas e está atualizando o Projeto Político Pedagógico e o Regimento Escolar, “numa revisão geral de toda a documentação e legislação escolar”, completa Eloísa.

Também nos primeiros dias de janeiro, foram feitas vistorias nas estruturas físicas das escolas. Um levantamento das principais necessidades de reparos e reformas, para que fosse elaborada uma lista de prioridades em todas as unidades que necessitarem – fato que está no plano de governo de Teresinha e Roberto Campos.

Eloísa também fez questão de manter a distribuição dos alimentos para as famílias que tem filhos nas escolas da rede municipal, no mês de janeiro. “Mesmo com as merendeiras em período de férias, encontramos uma solução para não deixar essas famílias desamparadas”, comenta a diretora.

As merendas foram substituídas por kits alimentação, sendo distribuídos para 2100 famílias da zona urbana e 800 da zona rural.

- Advertisement -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisement -

Últimas Notícias

Lavrador Morre em Incêndio em Sítio na Serra da Paulista, São João da Boa Vista

O lavrador Levi Vieira dos Santos, de 53 anos, morreu em um incêndio na quinta-feira (20) em um sítio...
- Advertisement -

Artigos Relacionados

- Advertisement -